L? dendaquele lugar medrento no topo do mundo o vento

Info icon This preview shows pages 269–271. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Lá dendaquele lugar medrento no topo do mundo, o vento calou que nem o olho dum furacão. O sol surdava nós de tão alto que tava, ele rugia e o tempo escorria dele. Lá dendo cercado num tinha trilha nenhuma, só um milhão de pedra que nem no causo do Truman Napes, os cadave dos empedrado sem- alma, e eu fiquei maginando se eu ou a Meronym ou nós dois ia virar pedra antes do sol pôr. Tinha uns dez-doze templo esperano lá dendo, branco e prateado e dourado e bronze, baixo e gordo com coroa em cima, quase sem janela. O mais perto tava só a uns cem passo de nós, e foi pa ele que nós foi primeiro. Eu preguntei se era ali que os Antigo adorava a Ciença deles. A Meronym falou, tão dimirada quanto eu, que aquilo não era templo não, mas bisservatoro , que era adonde os Antigo estudava os praneta e as lua e as estrela, e os espaço entre eles, pa tender adonde que tudo começa e adonde que tudo caba. Nós caminhava com cuidado entre as pedra torcida. Numa delas eu vi umas concha de caurim esmagada, concha lá de Honumu, e aí tendi que era a mulher que me visitou de noite, ao pé do fogo. O vento trazeu a voz do meu avô dos longe-longe, cochichano… Judas . Sinistroso sim, mas num me sustou não, causa-que tudo ali naquele lugar era sinistroso… Judas. Num contei pa Meronym não. Como que ela abriu a porta do tal bisservatoro, num sei não, antonce nem adianta me butucar. Uma espece de cordão bilical entre o alizar poeirado e ferrujado da porta e o ovo-rogativa dela funcionou num istante. Enquanto isso eu ficava protegeno nós dos habitante daquele cercado. Os cochincho do meu avô tava virano xingamento, e ele fazia umas meia-careta que sumia quando eu olhava direto pa elas. Deu um estalo e aí a porta do bisservatoro abriu. De dendela saiu um ar fedido que parecia que foi respirado antes da Queda, e vai
Image of page 269

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
ver que foi mesmo. Aí nós entrou e viu o quê? Descrever aquela Ciença toda num é fácil não. Tinha uns quipamento que num-ninguém no Ava-Ih lembra não, e daí que os nomes tamém num-ninguém lembra, quase nada que tinha lá eu sabia o que era. Os soalho brilhava, as parede e os teto era branco, uma salona só, redonda e afundada, e toda enchida por um tubo enorme, mais largo que um home e mais comprido que cinco, era o que a Meronym chamou de radiotescópio , o olho de xergar mais longe que os Antigo fez. Tudo branquim e puro que nem as veste de Sonmi, nem uma pulguim de sujeira afora o que nós trazeu lá pa dendo quando nós entrou. As mesa e as cadeira só esperano alguém sentar, nuns balcão de aço que os pé de nós ressoava quando pisava. Té mesmo a Prescienta ficou maravilhada com aquela Ciença perfeita. Ela mostrava pa rogativa dela tudo que nós via. A rogativa brilhava e ronronava e as janela vinha e ia. Ela tá memorano o lugar , explicou a Meronym, eu num tendi bem e preguntei pa ela o que era aquele ovo de Ciença, verdade verdadosa.
Image of page 270
Image of page 271
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern