VocĂȘ est? em dĂșvida sente alĂ­vio medo orgulho um

Info icon This preview shows pages 369–372. Sign up to view the full content.

de detalhe possível. Você está em dúvida? Sente alívio? Medo? Orgulho? Um pressentimento de que nunca mais vou vê-la. Alberto Grimaldi, o homem que ele traiu, está rindo do comentário feito por um assessor. A comissária de bordo passa com uma bandeja cheia de copos de bebida, a tilintar. Sachs encontra refúgio em seu caderno, onde escreve as frases que se seguem. Exposição: o funcionamento do passado real e do passado virtual pode ser ilustrado por um evento histórico conhecido por todos, como o naufrágio do Titanic . O desastre, tal como se deu realmente, vai submergindo na obscuridade à medida q testemunhas oculares morrem, documentos perecem e os destroços do navio se dissolvem em sua sepultura no fundo do Atlântico. No entanto, um naufrágio virtual do Titanic , criado a partir de lembranças, textos, relatos orais, histórias de ficção retrabalhadas — em suma, de crenças —, vai se tornando cada vez mais “verdadeiro”. O passado real é frágil, cada vez + apagado e + difícil de acessar e reconstruir: em contraste, o passado virtual é maleável, cada vez + nítido e + difícil de contornar/denunciar como uma fraude. O presente manipula o passado virtual em seu próprio interesse, p/ dar crédito a suas mitologias e legitimidade à imposição da sua vontade. O poder busca, o poder é o direito de fazer “paisagismo” no passado virtual. (Aquele q paga o historiador determina como ficará a história.) A assimetria exige q haja também um futuro real e um virtual. Imaginamos como vai ser a semana q vem, o ano q vem ou o ano 2225 — um futuro virtual, construído por desejos, profecias e devaneios. Esse futuro virtual pode influenciar o real, como naquelas profecias q acabam se autorrealizando, mas o futuro real
Image of page 369

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

vai eclipsar o virtual, tal como o amanhã vai eclipsar o hoje. Tal como a utopia, o futuro real e o passado real só existem numa distância nevoenta, onde já não servem p/ nada p/ + ninguém. Pergunta: haverá uma distinção significativa entre um simulacro feito com fumaça, espelhos e sombras — o passado real — e outro simulacro do mesmo tipo — o futuro real? Um modelo do tempo: uma boneca russa infinita de momentos pintados, cada camada ( o presente ) dentro de uma sucessão de camadas ( presentes anteriores ) a que dou o nome de passado real, porém q nós percebemos como o passado virtual. A boneca do “agora” também contém uma sucessão de presentes ainda por vir, q eu denomino futuro real, mas q nós percebemos como futuro virtual. Proposição: estou apaixonado por Luisa Rey. O detonador é acionado. O C-4 pega fogo. O jato é engolido por uma bola de chamas. Os metais, plásticos e circuitos do jato, os passageiros, seus ossos, roupas, cadernos e cérebro, tudo isso perde definição num incêndio que ultrapassa a marca dos mil e duzentos graus Celsius. Os incriados e os mortos existem apenas nos nossos passados reais e virtuais. Agora a bifurcação entre esses dois passados terá início.
Image of page 370
42 “Betty e Frank estão precisando de um reforço financeiro”, diz Lloyd Hooks à sua plateia no café da manhã do Swannekke Hotel. Um círculo de neófitos e
Image of page 371

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 372
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern