Passar a mão lançadora acima do nível da cabeça e

This preview shows page 54 - 56 out of 65 pages.

Passar a mão lançadora acima do nível da cabeça e na projeção vertical do ombro. Terminar com ambos os pés em apoio e com a perna esquerda em extensão. Material / Observações: Bolas de ténis, hóquei, basebol ou vortex. 4. Lançamento com balanço Objetivos Específicos: Lançar após um deslocamento lateral a um ritmo controlado. Critérios de êxito: Manter a posição dos ombros e do en- genho ao longo do deslocamento; Iniciar a ação do braço lançador depois de o pé direito, a anca e o peito se volta- rem para o local de queda; Passar a mão lançadora acima do nível da cabeça e na projeção vertical do ombro. Terminar com ambos os pés em apoio e com a perna esquerda em extensão. Material: Dependendo das dimensões e carac- terísticas da zona de queda, podem utilizar-se bolas de ténis, hóquei, base- bol, vortex ou dardos de espuma. Opção 1 : Partindo de uma posição lateral, lançar o engenho com dois passos de balanço, mas sem cruzar os pés. Opção 2 Partindo de uma posição lateral, lançar o engenho com dois passos de balanço, com cruzamento dos pés. Observações: Tentar que a velocidade seja reduzida, para que a qualidade da execução técnica não fique comprometida.
Image of page 54
LANÇAR LANÇAR 108 109 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Nível elementar Lança a bola, com balanço 1. Deslocamento lateral Objetivo: Realizar deslocamentos laterais com ritmo progressivo Descrição: Correr ao longo de uma determinada Sequência de ensino No nível elementar, após a consolidação dos aspectos fundamentais para realizar um lançamento com um engenho leve, a aprendizagem centra-se na aquisição de uma estrutura rítmica que potencie a ação do lançamento, com o aumento da velocidade de execução. 2. Lançamento com corrida reduzida – 3 apoios Objetivo: Lançar um engenho leve após desloca- mento com velocidade muito reduzida; Descrição: Lançar partindo de uma posição lateral em que o pé esquerdo se encontra atra- sado em relação ao pé direito; A partir da posição inicial, avançar o pé esquerdo, que impulsiona o corpo de forma enérgica e rasante para a fren- te (passo de impulso), seguindo-se o distância numa posição lateral, com ou sem engenho na mão; Critérios de êxito: Manter a posição dos ombros, bacia e engenho ao longo do deslocamento; apoio do pé direito e esquerdo no solo e o lançamento. Critérios de êxito: Manter a posição dos ombros e enge- nho ao longo do deslocamento; Só se inicia a ação do braço depois de o pé direito, a anca e o peito se voltarem para o local de queda; Passar a mão lançadora acima do nível da cabeça e na projeção vertical do ombro. 3. Lançamento com balanço Objetivo: Realizar um lançamento, com corrida de balanço prévia; Descrição: Num corredor de balanço, realizar uma corrida lateral, seguida de lançamento. Critérios de êxito: Manter a posição dos ombros e enge- nho ao longo do deslocamento; Só se inicia a ação do braço depois de o pé direito, a anca e o peito se voltarem para o local de queda; Passar a mão lançadora acima do nível da cabeça e na projeção vertical do ombro.
Image of page 55
Image of page 56

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors