Opção 1 opção 2 opção 3 nível introdução na

This preview shows page 27 - 29 out of 65 pages.

Opção 3 – Perna de Impulsão e Perna de Ataque. Opção 1 Opção 2 Opção 3 Nível introdução Na abordagem da corrida de barreiras é necessário estimular a capacidade de correr rápido sobre uma distância curta, com uma estrutura técnica adequada, introduzindo obstáculos (barreiras), necessariamente baixos, de forma a permitir o pressuposto inicial (correr rápido), com fluidez. É também importante, nesta fase, desenvolver a capacidade de transpor as barreiras, atacando com ambas as pernas. 1. Corrida Modelada Descrição: Corrida rápida colocando um apoio em cada espaço. Organização: Colocar simultaneamente, pelo menos 3 níveis diferenciados, de acordo com o descrito na página 29. 2. Transposição de Barreiras com uma estrutura rítmica de 3 passos (4 apoios entre barreiras) Organização: Com base nas marcas colocadas para realizar a corrida modelada, colocar nos diferentes níveis de comprimento de passo, barreiras de 40cm em cima da 5ª, 9ª, 13ª e 17ª marca (1ª marca sobre a linha de partida). Sequência de ensino Objectivo: Identificar o comprimento de passo ideal para a corrida de velocidade. Objectivo: Realizar uma corrida com barreiras, a velocidade de deslocamento elevada. Erro mais comum: - Realizar chamadas no “ataque” às barreiras; A utilização de barreiras desajustadas no grau de desenvol- vimento dos jovens provoca a necessidade de realizar uma chamada para poderem transpor a altura do obstáculo (bar- reiras muito altas). Assim como, a colocação das barreiras a uma distância demasiado longa (para o padrão rítmico utili- zado), provoca que os alunos realizem apoios “rodados” (pelo calcanhar), com os quais aumentam a aplicação de força para aumentar o comprimento de passo, aumentando o tempo de apoio, associado à diminuição da velocidade de deslocamento.
Image of page 27
CORRER CORRER 54 55 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO banco sueco cones e ripas de madeira caixas de cartão Material Alternativo para a abordagem das barreiras: 3. Transposição de Barreiras com uma estrutura rítmica de 4 passos (5 apoios entre barreiras) Organização: Com base nas marcas colocadas para os exercícios anteriores, colocar nos dife- rentes níveis de comprimento de passo, barreiras de 40cm em cima da 4ª, 9ª, 14ª e 19ª marca. Objectivo: Desenvolver a capacidade de transpor as barreiras com ambas as pernas. Critérios de êxito: O aluno deve correr com apoios efec- tuados pela zona médio-anterior do pé, realizando o contacto inicial através de uma acção de cima para baixo e da frente para trás; O aluno deve manter o “pé armado” durante a fase aérea do apoio; O aluno deve manter o alinhamento dos segmentos corporais (ombros-ba- cia-pé), colocando-se com uma postura alta, tronco direito, olhando em frente; O aluno evita a rotação das cinturas escapular e pélvica na transposição das barreiras; O aluno realiza a abdução da perna de impulsão, após o instante de saída, de forma a contornar a barreira.
Image of page 28
Image of page 29

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors