Eu por minha vez até agora me mantive num silêncio

Info icon This preview shows pages 150–152. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Eu, por minha vez, até agora me mantive num silêncio digno. Devo avisar o leitor apressado, entretanto, de que o licor pós-prandial de Felix Finch é apenas o aperitivo de minhas próprias tribulações peripatéticas. O Pavoroso Calvário de Timothy Cavendish, que tal? Eis um título chamativo. Era uma vez a noite dos Prêmios Lemon, tendo como cenário o Starlight Bar de Jake, que fora reaberto com muita pompa num edifício em Bayswater, com jardim na cobertura e tudo. Toda a cadeia alimentar do mundo editorial havia batido asas e pousado ali. Os escritores sofridos, os chefs-celebridades, os terno- e-gravata, os compradores de cavanhaque, os livreiros desnutridos, alcateias de escrevinhadores de terceira e fotógrafos que, quando se lhes diz “Cai fora!”, acham que o sentido da expressão é “Seria um grande prazer!”. Permita-me dar um ponto final ao insidioso boato segundo o qual o convite de Dermot fora arquitetado por mim , isso mesmo, claro que o Timothy Cavendish sabia que o autor dele estava sequioso por uma vingança de grosso calibre, Q.E.D. , toda a tragédia não passou de um golpe de publicidade. Baboseiras inventadas por rivais invejosos! Ninguém jamais assumiu ter enviado um convite a Dermot Hoggins, e a verdadeira culpada dificilmente haverá de se entregar agora. Pois então, foi anunciado o vencedor e todos nós sabemos quem ganhou o prêmio de cinquenta mil. Eu tomei um porre. Guy-Guy me apresentou um coquetel denominado “Centro de controle chamando major Tom”. A seta do tempo virou bumerangue
Image of page 150

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
do tempo, e perdi a conta dos majores que tomei. Um sexteto de jazz começou a tocar uma rumba. Fui até o terraço para tomar um pouco de ar fresco e fiquei a contemplar a muvuca de fora. O mundo literário londrino, quando em gala, me faz pensar no texto de Gibbon sobre a era dos antoninos. Uma nuvem de críticos, de compiladores, de comentadores obscureceu a face da erudição, e o declínio do gênero foi logo seguido pela corrupção do gosto . Dermot encontrou-me; as más notícias sempre chegam até nós. Quero reiterar que se tivesse esbarrado no papa Pio XIII eu não teria me surpreendido mais do que me surpreendi. Aliás, a presença de Sua Infalibilidade teria sido mais discreta do que a dele — meu autor queixoso trajava um paletó amarelo- banana, uma camisa marrom-chocolate e uma gravata roxo-suco de uva. Desnecessário lembrar o leitor curioso de que Soco inglês à francesa ainda não havia tomado o mundo de assalto. O livro ainda não fora enviado a nenhuma livraria, aliás, com exceção da loja de John Sandoe, em Chelsea, e daqueles desafortunados donos de bancas de jornais, outrora judeus, depois siques, agora eritreus, localizadas na vizinhança dos irmãos Hoggins, no East End. De fato, era justamente a respeito de questões de publicidade e distribuição que Dermot desejava conversar no jardim da cobertura.
Image of page 151
Image of page 152
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern