O risco é obtido necessariamente do produto pac para

Info icon This preview shows pages 467–469. Sign up to view the full content.

O risco é obtido necessariamente do produto P(A)*C, para o qual deve ser realizada, separadamente e em primeiro lugar, a estimação de P(A) e de C. Para isso serão, inicialmen- te, estabelecidas classes para cada um deles, que permitam ao especialista representar com facilidade sua opinião. Posteriormente, serão também estabelecidas as classes para o produto P(A)*C, quer dizer, para o risco R. Esse processo é denominado processo de classificação do risco e deve ser realizado de acordo com um sistema de classificação concebido especi- ficamente para satisfazer as necessidades do empreendimento. Os sistemas de classificação podem ser incluídos nos critérios de aceitação do risco. O sistema de classificação de P(A) é denominado sistema de classificação por frequên- cia, e o sistema de classificação de C, sistema de classificação por consequência. O sistema de classificação por frequência deve ser comum para todos os tipos de risco considerados, en- quanto um sistema de classificação por consequência pode ser estabelecido, separadamente, para cada tipo de risco considerado. Preferivelmente, o sistema de classificação por conse- quência deve ser coordenado de tal forma, que um sistema de classificação do risco comum possa ser usado para todos os tipos de risco considerados (ESKESEN et al ., 2004).
Image of page 467

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 438 6.3 Classificação por frequência ou classificação da P(A) A classificação da frequência pode ser feita identificando o número de eventos (ameaças ocorridas) em uma unidade de tempo (por exemplo, um ano) ou em uma unidade de longitu- de (por exemplo, quilômetro de túnel). Um exemplo disso é apresentado na Tabela 1. Tabela 1. Frequência de ocorrência (no período de construção) (modificado de ESKESEN et al ., 2004). Classe da Frequência Intervalo Classe descritiva da Frequência 5 > 0,3 Muito provável 4 0,03 a 0,3 Provável 3 0,003 a 0,03 Ocasional 2 0,0003 a 0,003 Improvável 1 0,00003 a 0,0003 Muito improvável Contrário ao que se mostra na Tabela 1, é recomendado uma separação em classes pares, pois a tradicional separação em classes ímpares, sejam cinco ou três classes ou intervalos, gera uma tendência a que o especialista selecione a classe do meio. 6.4 Classificação por consequência A seleção dos tipos de consequências e a possível severidade (ou magnitude da conse- quência) irão variar de acordo com o escopo e a natureza do empreendimento. As diretrizes e as classes da classificação devem ser definidas para cada empreendimento em particular, tendo em conta as políticas específicas do risco. A seguir é apresentada a lista de prejuízos que podem ser considerados como critérios para o estabelecimento de uma classificação por consequência: 1. prejuízos dos trabalhadores ou da equipe de emergência; 2. prejuízos de terceiros; 3. danos a propriedades de terceiros; 4. dano ao meio ambiente; 5. atraso da obra; 6. perdas econômicas do dono; 7. perda da boa disposição ou boa imagem que o público em geral tem em relação ao projeto.
Image of page 468
Image of page 469
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern