Figura 2 temperatura da água da chuva dados oriundos

Info icon This preview shows pages 578–580. Sign up to view the full content.

Figura 2. Temperatura da água da chuva (dados oriundos de Maier et al. , 1992). Figura 3. pH da água da chuva (dados oriundos de Maier et al. , 1992). Apesar da complexidade da análise relativa à influência das características da água da chuva no processo de infiltração e na estabilidade estrutural dos maciços, vale a pena refletir, pois, embora devam ser ampliados os estudos sobre o assunto, há que se esperar que, com a alteração da qualidade da água, altera-se também o impacto desta sobre o solo, o que implica uma visão aparentemente limitada a associação de fenômenos como os de inundação, erosão, estabilidade de encostas e estabilidade estrutural do solo tão somente às precipitações vistas apenas sob a ótica quantitativa. É preciso um olhar para o aspecto qualitativo, suas proprie- dades físico-químicas.
Image of page 578

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A infiltração e os fenômenos da inundação, erosão e esqueletização do maciço 549 4 A infiltração e sua relação com alagamentos e inundações Os alagamentos e as inundações estão, na maioria das vezes, associados a grandes pre- cipitações pluviométricas, embora possam ter origem em outras causas, como rupturas de tubulações em sistemas de abastecimento e rupturas de diques e barragens. Restringindo-se ao elo entre essas ocorrências e as chuvas, elas acontecem devido: – ao excesso de impermeabilização em áreas urbana e periurbana; – ao excesso de impermeabilização ou à facilidade com que as águas pluviais escoam superficialmente em áreas rurais localizadas a montante dos pontos de inundação; – às duas causas precedentes conjuntamente. Destaca-se, porém, que muitas áreas urbanas, periurbanas e rurais anualmente inunda- das no período de chuva o seriam normalmente, por certo em menor escala, pois naturalmen- te elas já se submetiam aos efeitos de enchentes quando não ocupadas. A falha, nesse caso, encontra-se na ocupação de áreas com elevado risco. A solução é quase sempre desocupá-las, embora outras medidas, como a construção de diques, barragens de armazenamento regula- tório ou aterros, possam ser adotadas, mas muitas vezes com maior custo e certo risco para os ocupantes da área. A impermeabilização excessiva de áreas urbanas e periurbanas, geralmente, tem por consequência a ampliação do volume de água de chuva não infiltrado, acarretando dois pro- blemas: o sistema de drenagem de águas pluviais não consegue responder à demanda, e a água não infiltrada ou não drenada dá lugar a alagamentos, inundações e erosões. Muitas vezes a ampliação da rede de drenagem de águas pluviais não resolve o problema; aliás, pode dar origem ao fenômeno da inundação propriamente dita quando a calha receptora não suporta o volume de água aportado por tais sistemas de drenagem. A solução do problema recorren- te, assim como a ação preventiva em relação a novos espaços a serem ocupados passam por adoções de medidas estruturais e não estruturais. Como medidas estruturais, a solução ideal
Image of page 579
Image of page 580
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern