Contudo outros aspectos extravasam essa concepção

This preview shows page 7 - 9 out of 10 pages.

Contudo, outros aspectos extravasam essa concepção de modernidade. Estes tentam compreender as novas condições culturais e históricas que determinam o sentido da vida, constroem sujeitos, impõe novas subjetividades e forjam sentido. Para alguns é uma hipermodernidade, sociedade pós-tradicional, sociedade de risco, modernidade líquida, pós- modernidade, dentre outros. Contudo, nenhum analista deixa de reconhecer o limite das análises, no sentido da dificuldade em determinar esse tempo como uma nova sociedade, ou como um período, ainda em transição, rumo a uma sociedade mais estável. Embora haja diferenças nessas concepções, o indivíduo é problematizado por todas elas. As ideias culminam na perspectiva de que os indivíduos contemporâneos são complexos, múltiplos, caleidoscópicos e experimentadores diretos das transformações recentes. Neste artigo, perguntamo-nos quais são as condições desse indivíduo em tempos tão fugidios. Para compreender melhor, lançamos mão das interpretações de Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky.
Image of page 7

Subscribe to view the full document.

Laços Humanos: Na entrevista, Bauman salientou que "uma das características de nosso tempo é a fragmentação da vida". Se há algumas décadas muitos se impressionavam com a defesa de Sartre por um "projeto para a vida", construído consistentemente e passo a passo, as gerações atuais têm grande dificuldade para pensar dessa forma: não se sabe o que vai acontecer no ano que vem, e muito menos é possível planejar a vida a longo prazo. A fragmentação se expressa também na forma como as relações humanas se dão. Bauman referiu o caso de um jovem que lhe contou que tinha feito "500 amigos" no Facebook em poucos dias. "Eu tenho 86 anos e não tenho 500 amigos", respondeu. "Está claro que a palavra significa coisas diferentes para diferentes gerações." Os laços humanos anteriormente se davam em comunidade, e a comunidade, com seus costumes, crenças e contextos, preexiste ao indivíduo. Hoje, esses laços se dão em rede. "A rede é mantida viva por duas atividades: conectar e desconectar. O atrativo da "amizade Facebook’ é que é fácil conectar, mas a grande atração é a facilidade de desconectar", compara. Na relação frente a frente e olho no olho, quebrar as relações é traumático, porque é preciso ter razões ou inventar desculpas, mentir etc. Na internet a ruptura é fácil. Os laços humanos são uma benção e uma maldição ao mesmo tempo, diz. Benção por ter confiança numa pessoa e se sentir capaz de fazer algo por ela, o que não existe na "amizade Facebook". Bauman lamenta que muitos jovens não sabem a riqueza que perderam, porque não viveram esse tipo de amizade. A maldição vem porque, quando se cria um laço, faz-se uma espécie de juramento de estar sempre ao lado do outro. "Você empenha seu futuro", diz. Hoje, porém, "vivemos como pessoas solitárias numa multidão de solitários".
Image of page 8
Image of page 9
  • Fall '19

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask 0 bonus questions You can ask 0 questions (0 expire soon) You can ask 0 questions (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes