eletr\u00f4nicos ou mec\u00e2nicos inclusive fotoc\u00f3pias ou grava\u00e7\u00f5es ou por sistemas de

Eletrônicos ou mecânicos inclusive fotocópias ou

This preview shows page 6 - 9 out of 52 pages.

eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópias ou gravações, ou, por sistemas de armazenagem e recuperação de dados – sem o consentimento por escrito do Grupo Prominas. Atualmente, os estudos relacionados às probabilidades são utilizados em diversas situações, pois possuem axiomas, teoremas e definições bem contundentes. Sua principal aplicação diz respeito ao estudo da equidade dos jogos e dos respectivos prêmios, sendo sua principal aplicação destinada a Estatística indutiva, na acepção de amostra, extensão dos resultados à população e na previsão de acontecimentos futuros (NOÉ, 2013). Pois bem, análise combinatória e probabilidades, entremeadas por seus princípios e leis básicas são os temas deste módulo. Em linhas gerais, a teoria da probabilidade consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano de trabalho. De acordo com Lopes (2008), as propostas curriculares de matemática têm procurado justificar a importância e a relevância dos temas “Estatística” e “Probabilidade” na formação dos estudantes, pontuando o que eles devem conhecer e os procedimentos que devem desenvolver para uma aprendizagem significativa. O estudo desses temas torna-se indispensável ao cidadão nos dias de hoje e em tempos futuros, delegando ao ensino da matemática o compromisso de não só ensinar o domínio dos números, mas também a organização de dados, leitura de gráficos e análises estatísticas. Portanto, quanto aos objetivos para seu estudo podemos resumir em compreender, quantificar e modelar os tipos de variações ou fenômenos aleatórios que encontramos com frequência. Duas observações se fazem necessárias: Em primeiro lugar, sabemos que a escrita acadêmica tem como premissa ser científica, ou seja, baseada em normas e padrões da academia. Pedimos licença para fugir um pouco às regras com o objetivo de nos aproximarmos de vocês e para que os temas abordados cheguem de maneira clara e objetiva, mas não menos científicos. Em segundo lugar, deixamos claro que este módulo é uma compilação das ideias de vários autores, incluindo aqueles que consideramos clássicos, não se tratando, portanto, de uma redação original.
Image of page 6
7 Todos os direitos são reservados ao Grupo Prominas, de acordo com a convenção internacional de direitos autorais. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida ou utilizada, seja por meios eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópias ou gravações, ou, por sistemas de armazenagem e recuperação de dados – sem o consentimento por escrito do Grupo Prominas. Ao final do módulo, além da lista de referências básicas, encontram-se muitas outras que foram ora utilizadas, ora somente consultadas e que podem servir para sanar lacunas que por ventura surgirem ao longo dos estudos.
Image of page 7
8 Todos os direitos são reservados ao Grupo Prominas, de acordo com a convenção internacional de direitos autorais. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida ou utilizada, seja por meios eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópias ou gravações, ou, por sistemas de armazenagem e recuperação de dados – sem o consentimento por escrito do Grupo Prominas.
Image of page 8
Image of page 9

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 52 pages?

  • Spring '17
  • Various
  • Blaise Pascal, Probabilidade, CONHECIMENTO, Teoria Dos Conjuntos

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes