nos \u00edndices de distor\u00e7\u00e3o idadeAno e corre\u00e7\u00e3o no fluxo escolar destacados na

Nos índices de distorção idadeano e correção no

This preview shows page 49 - 51 out of 129 pages.

nos índices de distorção idade/Ano e correção no fluxo escolar, destacados na Figura 38. Figura 38 Distorção idade-série/ano no território do município de Porto Velho. Distorção Idade - Série - Ano no Território do município de Porto Velho Federal 02 escolas Estadual 90 escolas Municipal 146 Privada 54 1º Ano 7% 1% 3% 2º Ano 16% 18% 2% 3º Ano 25% 30% 4% 4º Ano 30% 36% 4% 5º Ano 33% 37% 6% 6º Ano 48% 50% 9% 7º Ano 44% 53% 8% 8º Ano 40% 44% 9% 9º Ano 36% 43% 10% - ACESSO EM 08.10.2014 Por haver praticamente um consenso de que a etapa da universalização do ensino está parcialmente cumprida, as atenções dos gestores públicos devem se voltar para o desafio da melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens. Porém, é sabido, que a melhoria de qualidade da educação está obrigatoriamente ligada às questões relacionadas à valorização profissional e seus desdobramentos, o que significa: boa formação dos professores (formação
Image of page 49
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PVH 50 continuada em serviço); condições adequadas à promoção do ensino e remuneração digna dos profissionais do magistério. O processo histórico de amadurecimento dos conceitos e concepções sobre a forma mais adequada de organizar nas escolas os ciclos de aprendizagem, o tempo escolar, as áreas de ensino e sua distribuição na composição das matrizes curriculares de cada segmento, formas, espaços e modos de organização da recuperação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, devem se voltar para garantir o direito à aprendizagem e a promoção com sucesso do estudante, de modo a assegurar a este o prosseguimento de sua escolarização nas demais etapas do ensino. Por fim, para o município realizar uma educação de qualidade, advoga-se que o trabalho educativo no Ensino Fundamental deve empenhar-se na promoção de uma cultura escolar acolhedora e respeitosa, que reconheça e valorize as experiências dos estudantes de forma individualizada, como fator de contribuição efetiva à inclusão escolar e ao direito de todos à educação. 2.3 Ensino Médio O ensino médio, etapa final da Educação Básica, visa dar sequência a uma formação escolar capaz de possibilitar a participação ativa na vida social, cultural e econômica, respeitando princípios da convivência democrática, com os direitos e deveres a ela atinentes, bem como as liberdades fundamentais do ser humano. A LDBEN n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 22, assim determina: “ a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progr edir no trabalho e em estudos posteriores” . Mediante o exposto, são três os princípios fundamentais que orientam a ressignificação do ensino nessa etapa de escolarização: significação/identidade do Ensino Médio, empregabilidade e qualificação acadêmica. De forma geral, as questões relativas ao Ensino Médio passaram a ocupar na agenda educacional do País o lugar até então ocupado pelo Ensino Fundamental. A
Image of page 50
Image of page 51

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 129 pages?

  • Spring '19
  • joao fidelis
  • ensino superior, Rondônia, Porto Velho, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes