Terminadas variações climáticas naturais as quais

Info icon This preview shows pages 86–87. Sign up to view the full content.

terminadas variações climáticas naturais, as quais ocorrem como consequência da atuação de fenômenos naturais de longo prazo, tais como as Oscilações Decadal do Pacífico (ODP). Por outro lado, as médias dos atributos atmosféricos mascaram os eventos extremos. Especificamente no que se refere ao conhecimento das características das precipitações, é relevante nas análises de infiltração considerar o comportamento dos eventos quanto a in- tensidade, duração e frequência. Entretanto, no Brasil, conhecer o comportamento dos even- tos pluviométricos quanto à intensidade apresenta grandes obstáculos, devido à escassez dos registros de pluviógrafos. A escassez de dados climáticos completos no território brasileiro constitui-se em uma das principais dificuldades encontradas por pesquisadores. As estações são pontuais, e a regionalização dos dados é feita a partir da interpolação. Atualmente, os modelos têm avançando no sentido de que dados de sensores remotos oriundos de platafor- mas orbitais, aeronoves e balões, sejam utilizados na obtenção de informações usadas para a previsão do tempo e das catástrofes climáticas. No Brasil, informações climáticas podem ser obtidas junto aos órgãos de abrangên- cia nacional e estadual, como, por exemplo, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Sistema Meteorológico do estado do Paraná (SIMEPAR), Fundação Cearen- se de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (EPAGRI/CIRAM), Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (CEPAGRI/UNICAMP), Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEGO). 2.1 Interface solo e clima nas regiões tropicais Os solos tropicais recobrem cerca de 65% do território brasileiro. São altamente intem- perizados. Seu comportamento mecânico e hidráulico peculiar apresenta conformidade com o grau de intemperismo ao qual foi submetido. Nas regiões tropicais, do manto de cobertura até a profundidade da franja capilar, estão geralmente presentes os solos não saturados. O fato de os solos tropicais intemperizados encontrarem-se, na maioria das vezes, na condição não saturada contribui ainda mais para certas particularidades inerentes ao seu comportamento. Para Fredlund e Rahardjo (1993), o comportamento hidromecânico dos solos não saturados pode ser considerado como função das condições na interface solo e atmosfera. As condições atmosféricas respondem por variações no conteúdo de água dos poros, influenciando o seu comportamento mecânico e hidráulico.
Image of page 86

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 87
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern