Tabela 311 resultado após o cálculo do circuito de

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 133 - 136 out of 220 pages.

Tabela 3.11 | Resultado após o cálculo do circuito de compensação Fonte: elaborada pelo autor. D 1 D 2 D 3 D 4 Fornecimento F 1 6.000 4.000 10.000 F 2 2.000 7.000 6.000 15.000 F 3 5.000 5.000 Demanda 8.000 4.000 7.000 11.000 30.000 Houve a entrada de uma nova variável. O circuito de compensação foi calculado com a variável que entrou, e o resultado deve ser analisado por meio de um novo teste de otimalidade. Caso o teste de otimilidade apresente valor negativo nas variáveis não-básicas, deve-se repetir o procedimento de determinar a variável que entra, a variável que sai e montar um novo circuito de compensação. Essa rotina deve ser repetida até que não exista mais valores negativos nas variáveis não-básicas. É possível usar a ferramenta solver do MS Excel para resolver problemas de transporte. O procedimento é semelhante aos estudados anteriormente. A etapa inicial é a construção do modelo em uma planilha, tomando cuidado na montagem das equações e fórmulas referentes às restrições e função objetivo. O passo seguinte é preencher os parâmetros do Solver e finalmente solicitar a solução do problema. Na seção “Sem Medo de Errar” veremos a aplicação através do Solver. Reflita No caso estudado se considera a oferta e a demanda balanceadas, ou seja, a soma das capacidades das plantas e das necessidades dos clientes são iguais. Como solucionar situações onde a demanda e a capacidade não estão balanceadas?
Image of page 133
U3 - Software de otimização: uso do solver do Excel 132 Problema de transporte com transbordo A distribuição direta da fonte até o destino nem sempre é a melhor solução. A utilização de intermediários (centros de distribuição) antes do produto chegar até o destino final muitas vezes é mais viável economicamente (ANDRADE, 2015). Essa passagem pelo intermediário é conhecida como transbordo. Para solucionar esse problema devemos adaptar o modelo clássico visto anteriormente. Vejamos o exemplo esquematizado pela Figura 3.30 abaixo: Figura 3.30 | Duas fontes abastecem dois pontos de transbordo que fornecem para três destinos com seus respectivos fornecimentos e demandas Fonte: elaborada pelo autor. Vemos duas fontes que abastecem dois pontos de transbordo que posteriormente enviam para três destinos diferentes. Na figura 3.16 também é possível ver a capacidade de fornecimento das fontes, bem como a demanda de cada destino. A novidade em relação ao exemplo do problema clássico são os pontos de transbordo. Podemos notar que os pontos de transbordo podem ser considerados como sendo destinatários (dos fornecimentos das fontes F 1 e F 2 ) e ao mesmo tempo como fontes (de abastecimento para os destinos D 1 , D 2 e D 3 ), desta forma teremos cinco pontos de abastecimentos e cinco pontos de recebimentos.
Image of page 134
U3 - Software de otimização: uso do solver do Excel 133 Exemplificando Um Centro de Distribuição é um exemplo de ponto de transbordo. O centro de distribuição é um importante elemento em uma cadeia de logística. O uso de centro de distribuição aumenta o nível de serviço, evitando gargalos no fornecimento de materiais, por esse motivo grandes
Image of page 135
Image of page 136

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors