Consequência a esses aumentos de umidade

Info icon This preview shows pages 274–275. Sign up to view the full content.

consequência, a esses aumentos de umidade corresponderam reduções na sucção (Figura 8a para 8b). Quando da terceira etapa (Figuras 7c e 8c), realizada sete dias após a segunda etapa, ocorreram apenas mais 5 mm de precipitação, ou seja, as variações de umidade no maciço se deram quase que tão somente devido a redistribuições por ação dos diferenciais de poropres- são existentes. Verifica-se, então, que devido a esse efeito ocorreram, entre as duas etapas, o espraiamento e certo avanço em profundidade da frente de umedecimento. Com isso, ocor- reu o aumento da sucção próximo ao furo de infiltração entre o término da segunda etapa e o início da terceira. Esta observação é importante, pois, como se observa na Figura 10, esse comportamento eleva a taxa de infiltração no início do ensaio. Ao se realizar a quarta etapa (Figuras 7d e 8d), 15 dias após a terceira, haviam ocorrido mais 99 mm de precipitação, valor que pode ser considerado irrisório em termos de balanço hídrico para esse período de elevadas temperaturas. Com isso, mais uma vez as variações de umidade registradas entre a terceira e a quarta etapa se devem quase que tão somente a redistribuições oriundas dos gradientes de sucção gerados com as infiltrações anteriores. Observa-se que a redistribuição gerou uma espécie de estrangulamento junto à ponta do furo, ponto extremo de atuação da pressão atmosférica. Cabe lembrar que, entre uma etapa e outra de ensaio, o furo usado para infiltração era apenas lacrado na superfície, sendo, por- tanto, possível certa troca de umidade e energia com a atmosfera. Certamente essa diferença de umidade e, portanto, de sucção, entre a região próxima à ponta e a da lateral do furo de infiltração, propiciará em termos de energia certo diferencial no potencial de infiltração en- tre a lateral e o fundo do furo de ensaio. É importante destacar que, até a realização da quarta etapa de ensaio inclusive, pra- ticamente não ocorreu umedecimento da camada mais superficial do perfil (1 m nas duas primeiras etapas e 0,50 m na terceira e na quarta). Esta observação é importante, pois aponta para a menor possibilidade, nesse tipo de solo profundamente intemperizado, de a infil- tração por meio de poços e trincheiras vir a afetar estruturas rasas como fundações super- ficiais e pavimentos. É importante ressaltar, no entanto, que tal observação não pode ser generalizada. Fatores como as propriedades do solo, as dimensões e a forma da estrutura de infiltração podem afetar a distribuição espacial da umidade. Solos com valores de entrada de ar maiores, por exemplo, podem apresentar maior variação de umidade na superfície, pois apresentam maior ascensão capilar. Entre a quarta (Figuras 7d e 8d) e a quinta etapas (Figuras 7e e 8e), decorreu um inter- valo de tempo de um mês. Até a data do ensaio, ocorreram, entre as duas etapas, 328 mm de precipitação. Esse volume significativo de precipitação promoveu o umedecimento do
Image of page 274

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 275
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern