As pessoas são complicadas j? passa de meia noite o

Info icon This preview shows pages 46–48. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
As pessoas são complicadas. Já passa de meia-noite. O château dorme, e eu preciso fazer o mesmo. Saudações, R. F. — w — ZEDELGHEM 3-VII-1931 Um telegrama, Sixsmith? Sua besta . Não faça isso nunca mais, eu lhe peço encarecidamente — telegrama chama a atenção! Sim, eu continuo no estrangeiro, sim, protegido dos capangas de Brewer. Rasgue o pedido de informação de meus pais a respeito de meu paradeiro e jogue os pedaços no rio Cam. O velho só está “preocupado” porque meus credores o estão sacudindo para ver se caem algumas cédulas da nossa árvore genealógica. Mas as dívidas de um filho deserdado não são da conta de ninguém, só do filho — pode crer, eu me informei sobre os aspectos legais da questão. A velha não está “desesperada”. A única coisa capaz de desesperá-la seria a falta de vinho na mesa. Minha audição teve lugar na sala de música de Ayrs, depois do almoço, anteontem. Não foi um sucesso arrasador, para dizer o mínimo — não sei quanto
Image of page 46

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
tempo vou poder ficar aqui, ou melhor, se vão me deixar ficar aqui. Admito que senti certo frisson ao sentar-me no banco do piano de Vyvyan Ayrs. O tapete oriental, o divã surrado, os armários bretões cheios de estantes de música, o piano de cauda Bösendorfer, o carrilhão, tudo isso testemunhou a concepção e o nascimento das Variações Boneca Matrioshka e do ciclo de canções Arquipélago da Sociedade . Dedilhei o exato violoncelo que foi o primeiro a vibrar ao som do Untergehen Violinkonzert . Quando ouvi Hendrick empurrando a cadeira de rodas de seu patrão em direção à sala de música, parei de bisbilhotar e virei-me para a porta. Ayrs ignorou meu comentário “Espero que o senhor esteja recuperado” e mandou que seu criado o deixasse de frente para a janela que dá para o jardim. “Então?”, ele me perguntou, quando já estávamos a sós há meio minuto. “Vamos lá, me impressione.” Indaguei o que ele queria ouvir. “Tenho que escolher o programa também? Bem, você sabe tocar o Bife ?” Assim, sentei ao Bösendorfer e toquei para aquele esquisitão sifilítico uma versão do Bife à maneira de um Prokófiev irônico. Ayrs não fez nenhum comentário. Continuei, de modo mais sutil, com o noturno em fá maior de Chopin. Ele interrompeu-me com um gemido: “Está tentando desprender minha anágua dos meus calcanhares, Frobisher?”. Toquei, da lavra do próprio V. A., as Digressões sobre um tema de Lodovico Roncalli , mas antes mesmo de terminar o segundo compasso ele soltou um palavrão de grosso calibre, bateu no assoalho com a bengala e disse: “A autogratificação causa cegueira, não lhe ensinaram isso lá no Caius?”. Ignorei o comentário e terminei a peça sem errar nenhuma nota. Como final apoteótico, apostei na sonata 212 em lá maior de Scarlatti, uma bête noire de arpejos e acrobacias. Uma ou duas vezes me enrolei, mas aquilo não era uma audição para dar um recital como solista. Quando terminei, V. A.
Image of page 47
Image of page 48
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern