Hae joo tomou um banho e mudou de roupa preparando se

Info icon This preview shows pages 324–327. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Hae-Joo tomou um banho e mudou de roupa, preparando-se para uma reunião da sua célula que duraria a noite toda, recomendando-me manter a persiana baixada e não atender a porta nem o telefone a menos que fosse ele ou Apis com a seguinte senha: ESTAS SÃO AS LÁGRIMAS DAS COISAS, que ele
Image of page 324

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
escreveu num pedaço de papel e em seguida queimou no cinzeiro. Meu Sabão estava na geladeira, acrescentou, prometendo que voltaria pouco depois do recolher na manhã seguinte. Mas como pôde uma desertora tão ilustre ter uma recepção tão pífia? Uma recepção grandiosa atrairia atenção. Estudei a geografia de Pusan no sony, ingeri meu Sabão, tomei um banho e depois dormi até a ora seis e trinta, quando Hae-Joo voltou com um saco de tt kbukgi com cheiro forte, parecendo exausto. Preparei-lhe uma xícara de starbuck; uma coisa muito útil que aprendi nos tempos em que era servidora. Ele bebeu cheio de gratidão. Depois pediu-me que eu ficasse ao lado da janela e cobrisse os olhos. Obedeci. A persiana foi levantada, guinchando por estar sem uso á muito tempo. “Não olhe…”, ordenou Hae-Joo. “Agora, pode abrir os olhos.” Uma profusão ensolarada de telhados, vias, colmeias de trabalhadores, AdVs, concreto… e lá, no fundo, o sedimento do céu avia descido a um lugar onde toda a dor das palavras “eu sou” se dissolviam em paz azul. Ele falou: “O oceano”. Você nunca o tinha visto? Só no sony, nos 3-Ds sobre a vida na Exultação, nos tempos do Papa Doc’s, e no livro de Yoona; jamais a coisa em si, com meus próprios olhos. Eu ansiava por ir até lá, tocar nele, caminhar à sua margem. Hae-Joo achava mais seguro eu permanecer escondida durante o dia até que fôssemos transferidos para um lugar mais remoto. Em seguida, deitou-se no colchão, e um minuto depois já estava roncando. Passaram-se oras; nos fragmentos de oceano entre os prédios eu via navios cargueiros e belonaves. Mulheres de estratos inferiores estendiam roupas de cama gastas nos telhados mais próximos. Depois o céu começou a nublar; aerôs ruidosos atravessavam nuvens metálicas. Eu estudava. Chovia. Hae-Joo revirou- se no colchão, adormecido, e murmurou: “Não, só a amiga de um amigo”, depois calou-se. Da sua boca escorria baba sobre o travesseiro. Pensei no professor Mephi: no nosso último seminário ele me falara sobre seu afastamento da família, confessando que passava mais tempo educando a mim do que à própria filha. Hae-Joo acordou no meio da tarde, tomou um banho e preparou chá de ginseng. Tenho inveja da comida dos puros-sangues; antes da minha ascensão, o Sabão era para mim a substância mais deliciosa que se podia imaginar, mas agora ele me parece insosso e insípido. Fico enjoada se como a comida dos puros-sangues. O membro da União baixou a persiana. “Hora da comunicação.” Então tirou da parede a kodak do Amado Líder e a colocou com a imagem para baixo sobre a mesa de centro. Hae-Joo ligou sua sony num bocal escondido na
Image of page 325
moldura.
Image of page 326

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 327
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern