Os demais casos foram estudados por jesus 2008 os

Info icon This preview shows pages 500–503. Sign up to view the full content.

Os demais casos foram estudados por Jesus (2008). Os taludes de Salvador apresentam solos espessos e nível freático profundo; por isso, mantêm-se não saturados em grande parte do tempo.
Image of page 500

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Infiltração e estabilidade de encostas em condições não saturadas 471 Outro caso apresentado na Tabela 5 é o talude que escorregou na SP318 e foi investigado por Calle (2000) com pleno uso dos conceitos da mecânica dos solos não saturados. O talude era bastante íngreme (64º de inclinação) e verificou-se uma trinca de tração de quase 4 m, conforme indicado na Figura 16. O solo era arenoso, podendo ser considerado um talude homogêneo e com nível freático profundo, como se pode ver na Figura 17. Calle (2000) realizou ensaios com sucção controlada (curva de retenção em ensaios tria- xiais) e, assim, foi possível usar os conceitos de solos não saturados de forma mais avançada. O FS calculado com parâmetros saturados é 0,64, o que justifica a hipótese de que o escor- regamento ocorreu em condição não saturada. Para explicar o escorregamento, Calle (2000) realizou análises de fluxo transiente associado com cálculo de estabilidade. Adotou várias hipóteses de intensidade e duração da chuva, sem se preocupar com as relações intensidade e duração possíveis. Chegou à conclusão de que duas chuvas poderiam ter causado o escor- regamento: 2 h de chuva com intensidade de 70 mm/h ou 15 h de chuva com intensidade 20 mm/h. Os dados obtidos por Calle (2000) foram aqui comparados com a correlação entre intensidade e duração da chuva, sugerida por Barbassa (1991), para São Carlos, cujo resultado está mostrado na Figura 18. Figura 16. Seção geotécnica do escorregamento da SP318 (CALLE, 2000). Figura 17. Foto do escorregamento da SP318 (CALLE, 2000). A intensidade e as durações usadas por Calle (2000) correspondem a tempos de recorrência teóricos de 615 anos para chuva de 2 h (intensidade de 70 mm/h) e 5825 anos
Image of page 501
Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 472 para 15 h de chuva com intensidade de 20 mm/h. Portanto, é mais provável que uma chu- va de 2 h tenha causado o escorregamento. Contudo, várias outras combinações também seriam possíveis. Figura 18. Comparação das curvas intensidade e duração da chuva com os valores usados por Calle (2000). Esse resultado confirma a necessidade de se conhecerem os dados climáticos, os quais interferem na infiltração, conforme foi discutido nas seções 3 e 4 (ZHANG et al. , 2004; CAR- DOS JR e FUTAI, 2005; NG e SHI, 1998; CAI e UGAI, 2003). Um caso de escorregamento retrogressivo sob condições não saturadas, apresentado na Tabela 5, provocou o avanço de um processo de voçorocamento em Outro Preto, relatado por Futai et al . (2005). Esse caso foi amplamente investigado com a realização de ensaios para a caracterização do solo (físico, química e mineralógica), parâmetros hidráulicos (permea- bilidade, curva de retenção e função de condutividade hidráulica) e de resistência (ensaios triaxiais com controle de sucção).
Image of page 502

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 503
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern