Reprodu\u00e7\u00e3o proibida Copyright NT Editora Todos os direitos reservados 28 NT

Reprodução proibida copyright nt editora todos os

This preview shows page 28 - 31 out of 39 pages.

Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados.
Image of page 28
28 NT Editora Multimídia: Visando aprofundar um pouco mais sobre este tópico, sugiro que faça pesquisas em links de vídeos da seguinte forma: “Condutores e Isolantes”. A priori, recomendo estes 2 (dois) links abaixo: 1.5 Processos de eletrização dos corpos No nosso dia a dia, praticamos várias maneiras de eletrizar um corpo ou um objeto. Por exemplo, quando penteamos o cabelo, quando passamos a bucha no corpo na hora do banho, quando enxuga- mos nosso corpo com a toalha, ao apagar com a borracha uma escrita errada no caderno, ao simples ato de coçar a pele, ao lavar uma louça com uma palha de aço e tantas outras que podemos enumerá-las. Para concentrarmos mais nosso foco na Eletricidade, iremos dividir o processo de eletrização dos corpos, que inicialmente se encontra neutro em 3 (três) tipos. São eles: por atrito, por contato e por indução. Eletrização por atrito Você já viu que, quando dois corpos são atritados entre si, eles ficam carregados com cargas elétricas de sinais contrários. Lembra-se da experiência de Tales de Mileto, quando ele atritou uma resina do âmbar com a lã de carneiro? Imagine uma experiência em que você tenha um microscópio, um pedaço de enxofre, uma lã de pele de coelho. Após o processo de atrito entre eles, você perceberá através do microscópio que um dos corpos cedeu elétrons para o outro. Diante disso, podemos concluir que a lã de coelho perdeu elétrons e ficou eletrizada positivamente, enquanto que o bastão de enxofre ganhou elétrons e ficou eletrizado negativamente. Dessa experiência podemos concluir que no processo de eletrização por atrito, os corpos se eletrizam sempre com cargas elétricas de sinais contrários. Eletrização por atrito entre o vidro e a lã Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados.
Image of page 29
29 Eletricidade Básica Saiba Mais! Você sabia que existe um processo de eletrização por atrito entre as aeronaves e o ar atmosfé- rico, com grande acúmulo de cargas elétricas na lataria? O processo de descargas ocorre pelas várias pontas (bicos, asas, antenas, etc.) que existem na superfície das aeronaves, que servem como proteção em casos de faiscamento e consequentes explosões. Eletrização por contato No tópico sobre condutores e isolantes, você já viu que os metais são bons condutores de ele- tricidade, haja vista a facilidade de deslocamento de elétrons nele. Imagine uma experiência em que você tenha 2 (dois) corpos, na prática, duas esferas metálicas presas a um suporte de isolante da seguinte forma: a esfera A inicialmente neutra e a outra esfera B devidamente carregada, previamente eletrizada com carga negativa.
Image of page 30
Image of page 31

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 39 pages?

  • Spring '19
  • Antonello
  • Test, The American, Resistor, eletrônica, campo elétrico, modelo atômico

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors