Nas trincheiras com a finalidade de se separar a

Info icon This preview shows pages 426–429. Sign up to view the full content.

Nas trincheiras, com a finalidade de se separar a interface solo e o sistema de infiltração, foi utilizado o envelopamento do material granular de preenchimento com a manta geotêxtil (Figura 17b) e o preenchimento com a brita1(Figura 17c). Nos poços, a manta de geotêxtil foi colocada na interface solo-revestimento e no fundo dos poços. Nesse caso, é colocada sobre ela uma camada de 20 cm de brita.
Image of page 426

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Poços como estruturas de infiltração 397 Sistema de revestimento dos poços com a manta geotêxtil é um processo simples que utiliza grampos para fixar o tecido nas paredes dos poços ou trincheiras antes da colocação do revestimento, como os anéis de concreto pré-moldado ou pneus usados (Figura 17a, b, c). (a) (b) (c) Figura 17. Colocação da manta geotêxtil no revestimento do poço e enchimento das trincheiras. Con- figuração final da manta nas trincheiras e camada de brita 1 no fundo da trincheira a), b) e c) (LEãO CARVALHO et al . 2011). A Figura 18 mostra o detalhe entre poço e trincheira, sempre com precaução em relação à separação por meio de geotêxtil do sistema de infiltração do solo. (a) (b) Figura 18. Ligação poço trincheira e detalhe das tubulações com os poços (LEãO CARVALHO et al. , 2011). As Figuras 19a e 19b apresentam detalhes do conjunto poço-trincheira e tubulação de adução que percorre o interior da trincheira. As figuras mostram o processo contínuo de exe- cução do sistema e, no primeiro plano, apresentam o trecho onde o sistema brita e tubulação foi fechado, encerrando o sistema de envelopamento. Figura 19. Colocação de tubulação ao longo das trincheiras. Vista geral com os tipos de conexão das tubulações secundárias com as unidades habitacionais (LEãO CARVALHO, et al, 2011).
Image of page 427
Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 398 A Figura 20 mostra, à esquerda, uma linha de poços acabados, e à direita os poços já com as tampas. A Figura 20 apresenta a configuração final do sistema, incluindo a conexão das tubulações secundárias de coleta de água de uma unidade habitacional. Figura 20. Vista geral dos poços escavados e revestidos à esquerda e poços já com as tampas à direita (LEãO CARVALHO et al ., 2011). 8 Considerações finais Este capítulo mostrou que o dimensionamento e a implantação de poços e trincheiras é relativamente simples, mas requer estudos de engenharia voltados para a definição de sistemas eficientes e para avaliação dos riscos oriundos da infiltração concentrada das águas pluviais. A implantação desses sistemas por unidade individual ou coletiva em casos como os dos condomínios ajuda a tornar a gestão ambiental compartilhada e contribui para a redução dos gastos públicos com sistemas de drenagem de águas pluviais convencionais. Como fruto da implantação desses sistemas, é possível ainda prever a redução da incidência de alagamentos, inundações e erosões terrestres e fluviais. Cabe, no entanto, destacar-se que tanto as inunda-
Image of page 428

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 429
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern