Técnicas de Redação

Do rio de janeiro e mesmo no poder judiciário com o

Info icon This preview shows pages 14–17. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
do Rio de Janeiro e mesmo no Poder Judiciário com o envolvimento entre magistrados e traficantes. O parágrafo não apresentou dado algum relevante após a idéia inicial. Todos os exemplos, que poderiam ter sido citados brevemente, já estão implícitos no período. O texto pode apresentar unidade e coerência, mas sem consistência fica superficial. Observe o texto abaixo: As origens da literatura brasileira prendem-se ao quinhentismo e ao seiscentismo. O quinhentismo apresentou-se com duas tendências marcantes: a influência do clássico e a necessidade da literatura de informações, que tanto influenciaram a crônica atual. O seiscentismo, por sua vez, explorou nossas características religiosas e pagãs, promovendo uma literatura de textos que buscavam unir o aspecto acadêmico à linguagem das igrejas. 14
Image of page 14

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Qual a idéia principal? _________________________________________________________________ Quais as idéias exemplificam e ampliam a principal? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Aula 21 Concisão Ser conciso é ser breve, escrever apenas o necessário para transmitir a informação desejada. Por isso, ao apresentar suas idéias, economize palavras e construções redundantes. Bom texto é texto rápido. Uma redação é feita com poucas vírgulas. O autor deve se preocupar contra a prolixidade, que alonga e dificulta a compreensão do assunto, com a repetição das mesmas idéias já apresentadas; e a digressão, que foge do assunto principal para tratar de questões paralelas de pouca importância. Veja alguns exemplos de trechos redundantes: Uma das soluções possíveis para a importante questão da demarcação de terras... Melhor seria: Para demarcas as terras... O jornalista, quando chegou a São Paulo, terra da garoa e maior cidade do estado, vindo de sua pequenina cidade natal, Pindamonhangaba, que fica no Vale do Paraíba e é conhecida como “princesinha do vale”, onde morava num sítio em companhia de seus três irmãos e não conseguiram juntar recursos pois a vida no campo é difícil, e, portanto, chegaram à capital do maior estado do Brasil sem dinheiro para nada. Melhor seria: Ao chegar a São Paulo, vindo do interior, o jornalista não tinha dinheiro . 15
Image of page 15
Aula 22 Coesão A coesão e a coerência constituem dois fatores importantes da textualidade. Coesão e coerência são fatores distintos. Um texto pode ser coeso e não ser coerente e vice-versa. No exemplo: Meu filho não estuda nesta Universidade. Ele não sabe que a primeira Universidade do mundo românico foi a de Bolonha. Esta Universidade possui imensos viveiros de plantas. A Universidade possui um laboratório de línguas. Como você observou, o assunto “Universidade” está presente em todas as idéias apresentadas, todavia não foi suficiente para conferir coerência ao texto. Não existe um texto propriamente dito, pois, apesar de haver um elemento coesivo relativamente forte, não há uma relação de sentido unindo tais idéias a uma principal. O mesmo ocorre em: Maria está na cozinha.
Image of page 16

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Image of page 17
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern