Todas as fronteiras são convenções inclusive as

Info icon This preview shows pages 443–445. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Todas as fronteiras são convenções, inclusive as nacionais. Pode-se transcender qualquer convenção, desde que antes se consiga conceber tal feito. Veja esta ilha, entre as correntezas do timbre e do ritmo, não registrada em nenhum livro de teoria — mas ela existe! Ouço os instrumentos dentro da minha cabeça, clareza perfeita, qualquer coisa que eu quiser. Quando terminar, não haverá mais nada em mim, eu sei, mas a moedinha que tenho na mão é a pedra filosofal! Um homem como o Ayrs gasta o quinhão que lhe foi concedido em parcelas minguadas ao longo de toda uma vida. Eu, não. Não tenho qualquer notícia de V. A. nem da mulher dele, aquela adúltera escorregadia e melodramática. Imagino que pensem que fugi para a Inglaterra. Esta noite sonhei que havia caído do Imperial Western, agarrado a uma calha. Nota de violino, mal tocada, horrendamente tocada — é a nota final do meu sexteto. Estou ótimo. Queria muito fazer com que você visse esta luminosidade. Os profetas ficavam cegos se vissem Jeová. Não surdos, mas cegos, você entende as implicações. Continuavam a ouvi-lo. Falo sozinho o dia todo. Antes fazia por fazer, a voz humana sempre me tranquiliza, mas agora é só com esforço que paro, por isso me permito falar e falar. Dou caminhadas quando não estou compondo. Poderia escrever um guia Michelin de Bruges, tivesse eu espaço e tempo. Ando nos bairros mais pobres, e não apenas nos recantos dos ricos. Por trás de uma janela suja, uma velhinha fazia um arranjo de violetas-africanas. Bati na vidraça e pedi-lhe que se apaixonasse por mim. Ela apertou os lábios, creio que não falava francês, mas tentei outra vez. Um sujeito com uma cabeça redonda como uma bala de canhão, totalmente sem queixo, apareceu na janela e despejou um monte de impropérios em mim e na minha família. Eva. Todos os dias subo a torre cantando uma musiquinha para dar sorte, uma sílaba a cada batida, “Ho-je-ho-je-qu’e-la-‘ste-ja-lá-no-al-to-ho-je-ho-je”. Até agora, nada, embora eu a espere até escurecer. Dias de ouro, dias de bronze, dias de ferro, dias de água, dias de névoa. Poentes cor de manjar turco. As noites crescendo, um aguilhão de friagem no ar. Eva está guardada numa sala de aula lá embaixo na Terra, mastigando a ponta do lápis, sonhando em estar comigo, eu sei, comigo, olhando aqui do alto entre apóstolos descascados, sonhando em estar com ela. Aqueles pais desgraçados devem ter encontrado o bilhete no toucador dela. Eu devia ter agido de modo mais inteligente. Devia ter dado um tiro naquele plagiador desgraçado quando tive oportunidade. Ayrs nunca vai achar um substituto para Frobisher — o Eterno retorno vai morrer com ele. Os Van de Velde devem ter interceptado minha segunda carta a Eva em Bruges. Tentei
Image of page 443

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
entrar na escola dela inventando uma história, mas fui perseguido por dois brutamontes de libré munidos de apitos e cassetetes. Segui E. quando ela voltava da escola, mas as cortinas do dia são erguidas por apenas um breve intervalo, já
Image of page 444
Image of page 445
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern