relatório de estagio jair.docx

Schmitt no texto o encontro com bebês uma análise

This preview shows page 7 - 9 out of 17 pages.

De acordo com Rosinete V. Schmitt no texto O encontro com bebês: Uma análise do entrelaçamento das relações, o convívio com os adultos é parte fundamental no desenvolvimento de bebês, segundo a autora. O envolvimento dos profissionais nos momentos de cuidado com o bebê, principalmente nas refeições e nas trocas, ocorre sob a tensão de respeitar o tempo das crianças e o tempo de organização institucional. [...] Podemos afirmar que há uma contínua tensão entre o ritmo interno da criança e o ritmo externo da regulação social, que , dentro do espaço da creche, está relacionada as condições reais de atendimento às crianças: certamente, o tempo exíguo para alimentar ou trocar os bebês interfere na forma com que as profissionais se envolvem nesse encontro com eles. (SCHMITT in ROCHA; KRAMER, 2014, p. 24) De fato, as palavras da autora refletem o que experenciei com bebês no período de estágio. Mas o desafio da professora que acompanhei era tentar “trabalhar” elementos da disciplina de Artes. Assim mesmo entendendo que parte do trabalho com bebês é muito mais da ordem do cuidado, Grazzi insistiu em sair um pouco da rotina e levou os bebês para o pátio externo anexo a sala de aula. Deu pincéis atômicos aos bebês e deixou que eles desenhassem no azulejo da parede. Foi trabalhoso. A experiência foi interessante, os bebês ainda não sabiam segurar o pincel, nem tinham coordenação motora para ficar em pé e rabiscar. Mas demostraram gostar da atividade. Um outro dia Grazzi conseguiu convencer as auxiliares de sala a levar a turma de bebês para sala de Artes para eles brincarem na piscina de bolinhas. Foi outra experiência muito produtiva. Eles se divertiram jogando as bolinhas para fora da piscina, e saíram um pouco do cotidiano da sala.
Image of page 7

Subscribe to view the full document.

A semana das crianças Um ponto alto de todas as experiências vividas no período de estágio foi a semana das crianças, sem dúvida. Durante a semana foram desenvolvidas diversas atividades no pátio, os lanches foram modificados e a rotina sofreu muitas alterações. Acompanhei três dos quatro dias. Vou tentar descrever um pouco do que acompanhei. No primeiro dia o cardápio era cachorro quente e a sobremesa algodão doce. As caixas de som tocavam Balão mágico. Eu observava que algumas crianças comiam sentadas se deliciando com aquele lanche diferente, outras já tinham comido e corriam entre as mesas dançando ao som da música, um certo grupo conversava sobre algum assunto que desconheço, enquanto uns meninos agarrados à grade, que permite a visão da rua, se comunicavam com os trabalhadores de limpeza que estavam na rua junto com o seu caminhão de coleta de lixo. As crianças estavam aparentemente empolgadas com o assunto, pareciam perguntar alguma coisa aqueles trabalhadores. E esses pararam sua rotina e seu trabalho de coleta para dar atenção as crianças.
Image of page 8
Image of page 9
  • Spring '17
  • São Paulo, aprendizagem, CONHECIMENTO, Criança

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern