pol\u00edticas p\u00fablicas voltadas \u00e0 perman\u00eancia do estudante no entanto \u00e9 necess\u00e1rio

Políticas públicas voltadas à permanência do

This preview shows page 124 - 126 out of 139 pages.

políticas públicas voltadas à permanência do estudante, no entanto, é necessário continuar investigando os reais motivos pelos quais a evasão ainda ocorre, uma vez que as ações propostas pela Instituição neste sentido são efetivadas ano a ano com acompanhamento sistemático. ANO 2013 Foram produzidas e defendidas 4 dissertações e 2 teses que tratam do tema EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR. 1 AMARAL, João Batista do Amaral. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ( Campus Sobral). Dissertação (Universidade Federal do Ceará - UFC). A pesquisadora analisa os fatores que precisam ser repensados para transformar os vínculos da educação com a sociedade. A pesquisa apontou seis fatores de ordem interna e externa motivadores da evasão, oque segundo a pesquisadora é necessário corrigi-los e elimina-los para que o estudante possa ter além do acesso à universidade, a garantia da conclusão do curso. 2 RAMOS, Lilian das Graças. Dois ensaios sobre educação superior no Brasil. Dissertação (PUC - RS). Este trabalho aborda o desenvolvimento do ensino superior no Brasil, considerando as recentes mudanças e os principais desafios a serem superados, com ênfase para o problema da evasão neste nível de ensino. 3 LIMA JÚNIO, Paulo. Evasão do ensino superior de física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação. Tese (UFRGS). A pesquisa consiste em identificar as razões da evasão em cursos de graduação em Física a partir de um caso particular: o Instituto de Física da UFRGS, através de três níveis de análise (estrutural,
Image of page 124
125 individual e institucional), articulados sob o marco teórico da tradição disposicionalista em pesquisa sociológica, que tem em Pierre Bourdieu. Como resultado identificou-se que o Instituto de Física não pode ser considerado capaz de proporcionar a todos os seus alunos as mesmas oportunidades de aprender. O pesquisador sugeriu com base nesta pesquisa, uma agenda de ação para a Instituição. 4 MARTINS, Carolina Zavadzki. Evasão no curso de graduação em administração na modalidade a distância: um estudo de caso. Dissertação (UNOESTE). Teve como objetivo analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. O que foi possível através de um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa, com aplicação de questionários aos tutores, com questões abertas e fechadas e através da análise de planilhas eletrônicas com apoio da estatística descritiva paramétrica. Como resultado da pesquisa, o autor enfatiza que a evasão ocorre, basicamente, por três motivos que são os seguintes: financeiro, tempo e adaptação à metodologia.
Image of page 125
Image of page 126

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 139 pages?

  • Spring '17
  • Wilson
  • São Paulo, Minas Gerais, ensino superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes