Serão mais amortecidas pelas folhas e ao

Info icon This preview shows pages 611–613. Sign up to view the full content.

serão mais amortecidas pelas folhas, e ao ressecamento do solo, o que facilita a desagregação e o transporte do material terroso. Essas situações provocam o assoreamento dos mananciais das bacias hidrográficas contribuintes, além do agravante de os cursos d’água tributários apresen- tar contaminações por fertilizantes e agroquímicos, em geral, devido à agricultura mecanizada.
Image of page 611

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 582 A capacidade de infiltração é afetada pela erosão laminar e pela deposição de sedimen- tos. Esses dois processos estão diretamente ligados à dinâmica da bacia hidrográfica abastece- dora do reservatório e, como consequência, afetam o potencial de geração de energia elétrica ao diminuir a vida útil do reservatório. O emprego de modelos empíricos, como a Equação Universal para Perda de Solos (do- ravante EUPS) (EUPS), permite, por meio da produção de cartas geotécnicas, avaliar a erosão laminar potencial e realizar a sua representação cartográfica. Dentre os produtos intermedi- ários para a produção dessas cartas geotécnicas, estão os mapas de zonas homólogas e de uso e cobertura do solo. Os primeiros permitem a reclassificação das características fisiográficas do terreno quanto a sua geomorfologia e a sua pedologia. O mapa de uso e cobertura do solo traduz, por sua vez, as interferências antrópicas na paisagem, que são as de maior peso na gênese de processos erosivos laminares, também afetam a capacidade de infiltração dos solos e podem ser obtidos por meio da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e de geoprocessamento. Por sua vez, a EUPS pode ser operada em um ambiente computacional de geoprocessa- mento, por análise espacial, com aplicação de técnica de álgebra de mapas, em uma integração lógica de dados oriundos das unidades de relevo, da sua geomorfologia, da sua pedologia, da sua vegetação, da sua pluviometria, do uso e da cobertura do solo, aí se inserindo um conhe- cimento prévio da área de estudo quanto aos aspectos físico, biótico e ambiental. A erosão laminar tende a ser maior quanto maior for o escoamento superficial, que, por sua vez, é maior quanto menor for a infiltração. De uma forma intuitiva, pode-se dizer que a capacidade de infiltração de um solo possui uma relação inversa com relação à perda de solo obtida pela EUPS. No entanto, essa relação não obedece necessariamente à mesma relação de proporcionalidade para todos os fatores que a compõem. Simplesmente dizer que quanto maior perda de solo obtida pela EUPS menor será a capacidade de infiltração pode levar a equí- vocos se não for analisado cada um dos fatores nas condições regionais que foram aplicadas.
Image of page 612
Image of page 613
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern