É importante ressaltar que a atividade metabólica

Info icon This preview shows pages 182–184. Sign up to view the full content.

É importante ressaltar que a atividade metabólica dos micro-organismos do solo encontra-se como principal forma de eliminação de poluentes presentes no ambiente terrestre. 4 Efeitos da infiltração e da percolação na qualidade da água No ciclo hidrológico, a infiltração da água que atinge o solo é uma das etapas que se seguem à precipitação. Enquanto temos o solo não saturado, a água infiltrará; ao longo do processo de infiltração, há incremento da umidade da camada superficial do solo até que esta se torne saturada. Com a saturação, há o decréscimo da infiltração até que seja atingido um equilíbrio, com o excedente da precipitação formando o escoamento superficial. A percolação no interior do solo é responsável pelo transporte da água infiltrada pela superfície para camadas mais profundas. Esse processo é responsável pela realimentação do lençol freático e de aquíferos mais profundos. De maneira geral, pode-se afirmar que os processos de infiltração e percolação de água no solo são dependentes da porosidade do solo, a qual está intimamente relacionada com os ele- mentos constituintes do solo, além de fatores adicionais, como a presença de raízes de plantas. Dessa condição geral, pode-se concluir que a infiltração e percolação podem ser comparadas com um processo de filtração de água em meio poroso, onde as velocidades de escoamento são muito baixas. No transporte da água pela matriz do solo acontecem fenômenos de retenção de partículas na matriz porosa, adsorção de elementos na superfície dos grãos do solo e processos de conversão bioquímica efetuados pelas raízes, bem como transporte de solução para a planta.
Image of page 182

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Qualidade da água e suas relações com a infiltração no solo 151 Ao ser infiltrada e percolar pelo solo, a água sofre modificação na sua qualidade. Isso vale tanto para a água da chuva, que, ao chegar ao solo, pode ter diferentes compostos suspensos ou em solução incorporados ao longo da trajetória da gota de chuva, quanto para a água que é inten- cionalmente dispersa sobre o solo e que tem sua qualidade dependente do ponto de captação. Os mecanismos envolvidos nesse processo de modificação da qualidade da água são muito diversos e é interessante apresentar alguns detalhes dos principais. 4.1 Principais mecanismos de melhoria da qualidade da água infiltrada no solo O solo não pode ser visto somente como um meio físico, onde as plantas superiores se fixam, mas principalmente como o habitat de organismos microscópicos, responsáveis talvez pelos ciclos mais importantes da natureza. Esses micro-organismos decompositores transfor- mam a matéria orgânica morta que vem a se depositar no solo em compostos minerais, os quais são elementos indispensáveis ao processo da fotossíntese, pelo qual as plantas verdes produzem matéria orgânica viva. Portanto, é bem provável que, sem esse elo na cadeia trófica, a vida em nosso planeta já teria deixado de existir.
Image of page 183
Image of page 184
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern