espec\u00edfico o m\u00e9todo do custo de viagem busca estimar o excedente do consumidor

Específico o método do custo de viagem busca

This preview shows page 53 - 56 out of 221 pages.

específico, o método do custo de viagem busca estimar o excedente do consumidor associado ao usufruto destes serviços. Neste contexto, o valor do excedente do consumidor depende da condição de que a oferta de serviços ambientais no sítio natural e nos outros sítios substitutos não se altere (MAIA, 2004). A maior crítica ao método do custo de viagem diz respeito à própria mensuração do método. Dada uma determinada viagem, custos para certos meios de transporte são mais baixos do que para outros, mas podem requerer tempos de viagem maiores. Da mesma forma, o tempo da visita no local também mantém uma relação direta com a distância. Assim, é comum na literatura o uso de medidas de custo do tempo somadas aos custos de transporte e outros gastos que reflitam o consumo dos serviços ambientais. Métodos de valoração diretos - Preços hedônicos A base teórica deste método é a identificação de atributos ou de características de um bem composto privado cujos atributos sejam complementares a bens ou a serviços ambientais. Identificando esta complementaridade, é possível mensurar o preço implícito do atributo ambiental no preço de mercado quando outros atributos são isolados (SEROA da MOTTA, 1998).
Image of page 53
45 O método de preços hedônicos estabelece uma relação entre os atributos de um produto e seu preço de mercado. Pode ser aplicado a qualquer tipo de mercadoria, embora seu uso seja mais frequente em preços de propriedades. A função de preços hedônicos P, relacionando o preço de uma residência i às suas características, será expressa por: Pi = P ( Ri,SEi,Ai ), em que, Pi = preço da residência i Ri = características estruturais da residência i (cômodos, área construída etc.) SEi = características sócio-econômicas da região onde a residência está localizada (índices socais, etnia etc.) Ai = características ambientais da região (poluição sonora, proximidade de parques etc.) O método do preço de propriedade pode ser uma forma bastante útil para captar medidas de disposição a pagar por valores de uso do meio ambiente. Método da produtividade marginal O ponto de partida desta aproximação é a identificação das mudanças que ocorrem na qualidade ambiental (vista aqui como um fator de produção) e que, em consequência, geram mudanças na produtividade e nos custos de produção. Para tanto, é importante conhecer as relações entre o recurso ambiental utilizado na produção e a função de produção que emprega este recurso (SEROA da MOTTA,1998) Para Seroa da Motta (1998), estas funções, chamadas de dose-resposta (DR) ou de dano ambiental, relacionam a variação do estoque do bem natural com o nível de danos gerados por estas mudanças. É preciso identificar as variáveis que afetam o nível do recurso ambiental e os efeitos físicos provocados na escola produtiva. Um exemplo típico de uma DR é a provisão dos bens comerciáveis. Desta forma, o valor das mudanças ocorridas pode ser tomado como medida do benefício da degradação/preservação (valor de uso direto e indireto).
Image of page 54
46 O método de produtividade marginal atribui um valor ao uso da biodiversidade
Image of page 55
Image of page 56

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask 0 bonus questions You can ask 15 questions (2 expire soon) You can ask 15 questions (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes