Segundo a escola das escolhas racionais mais de um produto deveria significar

Segundo a escola das escolhas racionais mais de um

This preview shows page 50 - 52 out of 221 pages.

Segundo a escola das escolhas racionais, mais de um produto deveria significar maior satisfação do consumidor, quando ele ainda não está satisfeito.No caso dos bens ambientais, isso não se verifica; Respostas que parecem exageradas: muitas vezes, ao considerar a população como um todo, as disposições individuais a pagar tornam-se exageradas. Isso significa que pode haver, por parte do entrevistado, uma avaliação conjunta de outros problemas, o que levaria a uma disposição a pagar excessiva em relação àquele bem que está sendo estimado; Os entrevistados não levam em consideração sua restrição orçamentária quando manifestam sua disposição a pagar por uma melhoria ambiental. Com isso, a sua resposta torna-se irreal, esse consumidor poderia não ter disponibilidade financeira para arcar com aquele valor sugerido; Dificuldade para entender as informações sobre o programa de recuperação a ser executado, ou seja, quando as informações sobre o atributo ambiental forem incompletas ou de difícil assimilação, o entrevistado pode ter uma falsa impressão sobre o projeto proposto. Além dissso, cenários muitos complexos dificultam uma avaliação imediata por parte do entrevistado. Um entendimento, sobre o que é proposto no projeto de recuperação ou de melhoria da qualidade ambiental, num curto espaço de tempo, é difícil mesmo para aqueles com algum conhecimento sobre a questão ambiental; Dificuldade em determinar a extensão do mercado: acontece quando um grupo (uma amostra) da população afetada pelo dano ambiental tiver uma disposição a pagar muito baixa e, com isso, ficar fora do processo de avaliação;
Image of page 50
42 Efeito warm-glow : acontece quando as pessoas manifestam sua disposição a pagar, não como se fossem de fato fazer o pagamento, mas apenas como sinalização de que concordam, ou não, com o projeto que está sendo proposto. Isto pode ser percebido, de um lado, pelo grande número de zeros, manifestações contrárias ao projeto e, de outro, por respostas fora da realidade financeira do entrevistado. Visando organizar e normatizar os procedimentos do método de valoração contingente, o Painel NOAA propõe as seguintes medidas: Tipo e tamanho da amostra – amostragem probabilística e elaborada por estatístico profissional; Minimizar não-respostas – grande número de respostas nulas pode comprometer os resultados da pesquisa; Usar entrevistas pessoais – apesar do alto custo, uma pesquisa em que é preciso informar sobre o cenário hipotético torna mais confiável através de entrevistas pessoais; Evitar a influência do entrevistador – deve ser feito treinamentos que assumam uma postura de neutralidade; Apresentador do relatório – todo estudo de valoração contingente deve relatar o processo de planejamento, a definição do tamanho da amostra, o questionário utilizado e o número de respondentes, ou seja, tudo que foi elaborado e todos os dados obtidos durante a pesquisa. Isto deve estar disponível para outros interessados; Cuidadoso desenho do questionário – o cenário hipotético proposto depende de
Image of page 51
Image of page 52

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes