Bem desculpa por eu não ser do herald tribune mas

Info icon This preview shows pages 122–125. Sign up to view the full content.

acrescentando com sarcasmo: “Com todo o respeito.” “Bem, desculpa por eu não ser do Herald Tribune , mas por que vocês não me dão uma oportunidade? Vocês bem que precisam de uma matéria positiva, a menos que realmente achem que vão desmontar aquela bomba-relógio atômica ali na ilha sacudindo placa e cantando música de protesto. Com todo o respeito”. Um sulista resmunga: “Moça, você não está com nada ”. “Acabou a entrevista”, diz o índio. “Fora daqui.” “Não se preocupe, Milton”, diz uma senhora idosa, de cabelo branco e rosto avermelhado, parada à porta de seu trailer. “Deixe que eu falo com essa.” Um vira-lata aristocrático fica à espreita, ao lado da dona. Está claro que a palavra dela tem peso, pois a multidão se dissipa sem mais nenhum protesto.
Image of page 122

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Luisa se aproxima do trailer. “Geração paz e amor?” “1975 não tem nada a ver com 1968. A Seaboard e a polícia têm informantes infiltrados na nossa rede. Agora no fim de semana, as autoridades queriam limpar o terreno por conta de uns visitantes VIPs, e houve derramamento de sangue. Isso deu à polícia um pretexto pra prender várias pessoas. Infelizmente, a paranoia é necessária. Pode entrar. Meu nome é Hester Van Zandt.” “Eu estava mesmo querendo muito encontrar a senhora, doutora”, diz Luisa.
Image of page 123
26 Uma hora depois, Luisa joga o centro da maçã que comeu para o cachorro fidalgo de Hester Van Zandt. O escritório dela, com as paredes cobertas de estantes de livros, é tão organizado quanto o de Grelsch é caótico. A anfitriã está encerrando sua fala. “O conflito entre as grandes empresas e os ativistas é a luta entre a narcolepsia e a memória. As corporações têm dinheiro, poder e influência. A nossa única arma é a indignação pública. Foi isso que bloqueou a represa de Yuccan, derrubou o Nixon e, em parte, pôs fim às monstruosidades cometidas no Vietnã. Mas indignação é difícil de produzir e manejar. Primeiro, é necessário que haja fiscalização; depois, consciência geral; é só quando se atinge uma massa crítica que a indignação pública floresce. Qualquer uma das etapas pode ser sabotada. Os Alberto Grimaldi do mundo podem combater a fiscalização enterrando a verdade em comissões, em relatórios chatos e mentirosos, ou intimidando os fiscalizadores. Podem dar fim à consciência ensinando falsidades às crianças, controlando estações de tevê, subornando autores de renome ou simplesmente comprando a mídia. É na mídia — e não apenas no Washington Post — que as democracias encenam suas guerras civis.” “Foi por isso que você me salvou do Milton e dos compatriotas dele.” “Eu queria lhe apresentar a verdade tal como nós a vemos, pra que você tenha ao menos a oportunidade de decidir, estando bem informada, de que lado está. Se escrever uma sátira sobre a GreenFront como um bando de sonhadores realizando o Woodstock deles, vai confirmar todos os preconceitos do Partido Republicano e enterrar a verdade um pouco mais fundo. Se escrever sobre os
Image of page 124

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 125
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern