governamentais empresas normalmente se defrontar� com a necessidade de ordenar

Governamentais empresas normalmente se defrontar? com

This preview shows page 39 - 41 out of 221 pages.

governamentais, empresas) normalmente se defrontará com a necessidade de ordenar opções entre as várias possíveis, tendo que escolher algumas em detrimento de outras, já que, em geral, o total de recursos financeiros previstos é maior do que o orçamento disponível. Ou seja, as decisões políticas são tomadas em um contexto de escassez e, assim, implicam custos de oportunidade. A análise de custo-benefício é uma ferramenta muito útil nesses casos, pois permite comparar o custo de realizar uma opção (gestão, investimento, ação, projeto) com os benefícios decorrentes de sua implementação e, dessa forma, permite uma tomada de decisões com base naquela opção que apresenta a menor relação custo- benefício (SEROA da MOTTA, 1998). O problema de aplicar a análise de custo-benefício em políticas que afetam o ambiente está, principalmente, em determinar a taxa social de desconto adequada. Assim, foram desenvolvidos métodos indiretos e de não-mercado para valorar bens e serviços ambientais monetariamente, Os métodos do custo de viagem, dos preços hedônicos e a valoração contingente são, atualmente, os mais utilizados e tem havido muito debate sobre a validade e a confiança desses métodos e de outros quanto aos resultados e à eficácia. Para Bromley (1990) ainda não há um consenso quanto à eficiência de um método em relação ao outro, mesmo porque não há como precisar o real preço de um bem ou de um serviço ambiental. Comenta o autor que existe ainda um profundo desconhecimento das complexas relações da biodiversidade, da capacidade de regeneração do ambiente e de seu limite de suporte das atividades humanas. Assim, cada método apresenta uma eficiência específica para determinado caso. Marques e Comune (1996) comentam que “não obstante as críticas, os conceitos e os métodos disponíveis apoiados na teoria neoclássica são de uso amplo e permitem avaliar os bens e os serviços ambientais de uma forma bastante sensível às sociedades que tomam suas decisões, razoavelmente, apoiadas em valores monetários. Os conceitos e os métodos vêm apresentando desenvolvimento que têm permitido a incorporação de valores mais abrangentes. As ponderações dos ecólogos têm sido atendidas pela incorporação, não somente dos valores de uso direto, mas também pelos valores de existência e de opção”.
Image of page 39
31 Métodos de avaliação ambiental Os ecossistemas têm valor porque mantêm a vida na Terra e geram os serviços necessários para satisfazer as necessidades humanas, materiais e não materiais, assim, o valor dos serviços ambientais ecossistêmicos nunca é zero e pode ser muito elevado (MEA, 2003). O valor econômico é uma das muitas formas possíveis de definir e de medir valor e é antropocêntrico, pois tem um valor para os humanos. Há várias percepções e definições de valor e de valoração, mas três tipos principais são usualmente definidos: valores ecológicos, socioculturais e econômicos, cada um com seu próprio conjunto de critérios e de unidades de valor (de GROOT, 2002). Como alguns bens e serviços públicos não são transacionados no mercado e,
Image of page 40
Image of page 41

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes