Que como critérios de eficiência serão

Info icon This preview shows pages 651–653. Sign up to view the full content.

que, como critérios de eficiência, serão consideradas a capacidade de infiltração e as limi- tações impostas pelos riscos que a infiltração oferece ao equilíbrio ambiental e às obras de engenharia. Serão discutidos, sem a pretensão de ser exaustivo quanto ao número e à abran- gência dos temas, aspectos sobre a infiltração que exigem maior reflexão. Serão abordados temas como educação, legislação, clima, interação solo-atmosfera, qualidade da água, forma do relevo, cobertura da superfície do solo, perfil de intemperismo e sistemas de infiltração, considerando-se as principais formas geo étricas, comportamento do solo frente à infiltração e riscos como os de rupturas de encostas, subsidências, comprometimento de construções e de erosões. Todos esses temas foram tecnicamente tratados com muita competência ao longo deste livro, e os capítulos nele apresentados constituem uma contribuição de grande relevância para aqueles que pretendem se dedicar a estudar, projetar e executar sistemas de infiltração. 2 Educação e legislação Os dois pontos de partida para a solução dos problemas ambientais ligados ao excesso de impermeabilização e dificuldade de tornar efetivo o uso de sistemas de infiltração com- pensatórios são: a formação de uma consciência na sociedade e o estabelecimento de normas eficientes e efetivas, sejam elas de cunho técnico, administrativo ou jurídico. A educação formadora da consciência ambiental deve fundamentar-se em informações e tecnologias criteriosamente estabelecidas (com bases científicas comprovadas e aplicabi- lidade devidamente avaliada). É também indispensável que os produtos das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas com sucesso nas universidades e centros de pesquisa
Image of page 651

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 622 sejam disponibilizadas em linguagem acessível e aplicadas nas cadeias de ensino formal e não formal, atingindo os diferentes níveis de formação acadêmica, inclusive os analfabetos. A legislação, por sua vez, deve ser, na medida do possível, objetiva e, sobretudo, efetiva. A formação da consciência ambiental anteriormente mencionada constitui-se em caminho para a efetividade das normas, pois a voz de comando interior (a iniciativa espontânea do indivíduo) sempre prepondera sobre a exterior (as normas impostas pela sociedade, pelo Es- tado), mesmo que essa última se revista de caráter punitivo. A consciência individual reduz também o custo da fiscalização, pois o vigiar é interiorizado, passando a atuar no campo da consciência. As normas técnicas voltadas para a implantação de sistemas de infiltração devem fixar estudos preliminares voltados para a avaliação dos riscos geotécnicos e ambientais que podem surgir com sua implantação. Devem, por exemplo, exigir estudos sobre os riscos de colapso ou expansão, conforme o solo, e de erosão interna. Deve ainda prever a avaliação dos eventuais
Image of page 652
Image of page 653
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern