Graves problemas socioambientais decorrentes de

Info icon This preview shows pages 60–62. Sign up to view the full content.

Graves problemas socioambientais decorrentes de deficiências ou mesmo da inexistên- cia de planejamento urbano, como erosões, enchentes, alagamentos e assoreamento dos cur- sos d’água e dos reservatórios, ocorrem devido ao aumento do escoamento superficial gerado pela redução da infiltração. Acrescenta-se, como consequência dessa diminuição da infiltra- ção, o rebaixamento muitas vezes demasiado dos níveis freáticos, que resultam na redução da vazão de nascentes e da descarga de base dos rios, sobretudo nos períodos de estiagem. Encontrar soluções satisfatórias para problemas que envolvem o desequilíbrio da dinâ- mica do ciclo hídrico em zonas urbanas e seu entorno é sempre tarefa muito difícil, porém, necessária e indispensável à qualidade de vida da população. Políticas públicas devem buscar as referidas soluções; entretanto percebe-se, frequen- temente, a omissão do Estado não só no que se refere à regulação do uso e da ocupação do solo, mas também, no que diz respeito à manutenção dos sistemas ambientais. O zoneamento e a regulação do uso do solo, no âmbito do planejamento urbano, devem ser prioridades, a fim de que seja garantida uma adequada capacidade de infiltração inicial dos solos ou sejam construídos sistemas de infiltração compensatórios. Esforços isolados certamente contribuem para a mitigação de problemas socioambien- tais. No entanto, o conhecimento das partes, aliado à ideia de que as juntando se conhecerá o
Image of page 60

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 26 todo, não tem conseguido dar respostas efetivas aos referidos casos, pois a interlocução entre elas é deficiente, quiçá inexistente. Soluções mais amplas e definitivas passam por propostas de planejamento e conjugação de esforços no sentido de buscar o desenvolvimento de estudos e ações mais que multidisciplinares, transdisciplinares. Dentro desta visão mais ampla de tratamento transdisciplinar dos problemas socioam- bientais que afetam as áreas urbanas e periurbanas, este capítulo trata de questões gerais rela- tivas a elementos de engenharia e arquitetura, importantes para o urbanismo, o paisagismo e o projeto arquitetônico. São discutidos aspectos externos e internos ao meio físico, ligados ao comportamento do maciço e ao fluxo de água a ele impostos. São ainda abordados os aspectos de superfície que intervêm no processo de infiltração. A infiltração no contexto do plano urbanístico e dos projetos paisagísticos e arquitetôni- cos deve ser vista em escalas diferentes, mas compreendendo o todo, como ilustra a Figura 1. No urbanismo, o olhar deve ser amplo, mas, à medida que vai se afunilando, passa pelo pai- sagismo até chegar ao olhar pontual no projeto arquitetônico. As ações devem ser integradas e harmoniosas.
Image of page 61
Image of page 62
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern