Retruquei com um gélido então é só sem gorjeta

Info icon This preview shows pages 168–170. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Retruquei com um gélido “Então é só”, sem gorjeta. Antes de sair, ele soltou uma flatulência, das venenosas. Li mais um pouco de Meias-vidas , mas adormeci logo depois da cena em que Rufus Sixsmith é encontrado morto. Num sonho lúcido, eu cuidava de um menino refugiado, que implorava para andar num daqueles brinquedos eletrônicos que ficam nos cantos dos supermercados e que custam cinquenta pence uma volta. Eu disse: “Ah, está bem”, mas quando o menino saiu do brinquedo ele havia se transformado em Nancy Reagan. Como poderia eu explicar isso à mãe dele? Acordei no escuro, com uma boca que parecia cheia de Super Bond. A avaliação da história feita pelo grande Gibbon — pouco mais do que o relato dos crimes, loucuras e desgraças da humanidade — passou diante de meus olhos sem
Image of page 168

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
nenhum motivo óbvio. Um resumo da passagem de Timothy Cavendish por este mundo, em treze palavras. Rediscuti velhas discussões, e depois discussões que nunca houve. Fumei um charuto, até que as janelas altas começaram a mostrar vestígios de um amanhecer chuvoso. Fiz a barba. Uma irlandesa mirrada, no andar de baixo, servia duas opções de torrada — queimada ou congelada — acompanhada de saquinhos de geleia cor de batom e manteiga sem sal. Lembrei-me do comentário de Jake Balokowsky sobre a Normandia: é uma Cornualha onde há o que comer. De volta à estação, meus sofrimentos recomeçaram quando tentei obter a devolução do dinheiro da passagem da minha viagem frustrada. O bilheteiro, cujas espinhas inchavam diante de meus olhos, era tão obtuso quanto sua colega de King’s Cross. Pelo visto, a empresa produz todos eles a partir da mesma célula-tronco. Minha pressão subiu ao máximo. “Como assim, a passagem de ontem perdeu a validade? Eu não tenho culpa se a porcaria do trem pifou, pombas!” “Nós também não temos. Quem opera os trens é a SouthNet. Nós somos a TicketLords, entendeu?” “Então com quem eu reclamo?” “Bom, a SouthNet Loco é de uma empresa de Düsseldorf que pertence àquela companhia de celulares da Finlândia, então o melhor que o senhor faz é procurar alguém em Helsinque. O senhor devia dar graças a Deus por não ter sido descarrilamento. Isso tem acontecido muito.” Por vezes o coelhinho fofo da incredulidade faz a curva com tanta rapidez que o galgo da linguagem fica parado, atônito, no ponto de largada. Foi necessário correr a toda para chegar ao próximo trem antes de sua partida — e, lá chegando, constatei que fora cancelado! Mas, “felizmente”, o trem antes do meu estava tão atrasado que ainda nem havia saído do lugar. Todos os lugares tinham sido tomados, e tive que me espremer num espaço de dez centímetros. Perdi o equilíbrio quando a composição deu a partida, mas minha queda foi impedida por uma massa humana. Ficamos assim, semicaídos. Pessoas diagonais.
Image of page 169
Image of page 170
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern