Para condições críticas ou severas a maioria das

Info icon This preview shows pages 393–395. Sign up to view the full content.

Para condições críticas ou severas, a maioria das especificações exige que o coeficiente de permeabilidade do geotêxtil seja igual ou maior que 10 vezes o coeficiente de per- meabilidade do solo base. Entretanto, situações específicas podem requerer valores maiores para essa relação. 3. Critério anticolmatação: visa evitar que o filtro geotêxtil seja colmatado durante a vida útil da obra. Nesse caso, o filtro deve possibilitar que uma parcela pequena de grãos do solo base seja capaz de atravessá-lo, com a finalidade de evitar que esses grãos se acumulem sobre a face do filtro (cegamento do filtro) ou o colmate interna- mente (quantidade excessiva de grãos impregnando o geotêxtil). Os critérios anti col- matação comparam a abertura de filtração do geotêxtil com o diâmetro característico (geralmente D 15 ) das partículas do solo base que seriam capazes de migrar através dos vazios desse solo. Ensaios de filtração específicos podem também ser necessários para verificar a compatibilidade entre o filtro geotêxtil e o solo de base (PALMEIRA e FANNIN, 2002). 4. Critério de sobrevivência: estabelece valores mínimos de propriedades relevantes de modo a se garantir que o filtro não será danificado durante o manuseio e a instalação e que apresentará durabilidade compatível com a vida útil esperada da obra. Nesse caso, são requeridos valores mínimos de resistência à tração, de resistência ao rasgo e de durabilidade ao ataque por substâncias agressivas, por exemplo. De particular importância no caso de trincheiras de infiltração é se evitar o ingresso de água com sólidos em suspensão pelo seu topo, como consequência de escoamento superficial, trazendo tais sólidos ou mesmo substâncias ou resíduos indesejados. Isso deve ser evitado, pois
Image of page 393

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 364 tenderá a colmatar o filtro geotêxtil e, posteriormente, o próprio material drenante da trinchei- ra, reduzindo a eficiência ou mesmo inviabilizando a infiltração de água no terreno. Durante a instalação da camada de geotêxtil, deve-se também garantir que a vala da trincheira esteja limpa, sem lama, detritos ou elementos que possam colmatar ou danificar o geotêxtil, e que a camada de geotêxtil seja instalada em perfeito contato com as paredes internas da trincheira. 4 Garrafas pet como material de enchimento de trincheiras No Distrito Federal, tem sido dada ênfase ao estudo da viabilidade técnica e econômica do uso de garrafas PET em sistemas de infiltração. Paranhos (2002) estudou sistemas de drenagem alternativos de baixo custo para obras geotécnicas e de meio ambiente na cidade de Brasília, propondo a utilização de garrafas PET, pneus e entulhos de obra.
Image of page 394
Image of page 395
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern