O solo tem uma composição variável de lugar para

Info icon This preview shows pages 183–185. Sign up to view the full content.

O solo tem uma composição variável de lugar para lugar, embora em um mesmo local sua composição varie relativamente pouco com o tempo. O solo é composto basicamente por cinco parcelas, quais sejam: i) parcela mineral; ii) matéria orgânica; iii) ar; iv) água; e v) micro-organismos vivos. De certa forma, a proporção entre os componentes está intimamente relacionada. Quan- to menores as partículas da parcela mineral, maior a quantidade de vazios entre elas, numa mesma porção de solo, implicando maior parcela ar-água, já que esses dois componentes ocupam esses vazios. Isso possibilita que haja maior proliferação de organismos vivos. Toda- via, partículas muito pequenas dão diâmetros de vazios muito pequenos, fazendo com que a percolação de água e do ar no solo seja dificultada, restringindo, dessa forma, o aparecimento de seres vivos. Como em todos os fenômenos de transporte, a percolação de ar e água no solo dá-se por diferença de concentração. No caso do ar, como no solo existe uma atividade biológica que consome oxigênio, a concentração desse elemento baixa, de forma que a concentração na atmosfera torna-se maior. Desse modo, forma-se um fluxo de ar no sentido atmosfera-solo. Quanto ao CO 2 liberado pelos organismos, o mecanismo é semelhante, porém com sentido contrário. Esse intercâmbio, de certa maneira, explica a maior concentração de organismos junto à superfície. A parcela viva do solo é bem pequena, se comparada com as outras. Todavia, devido à sua função nos mecanismos de depuração, sua importância é facilmente compreendida. Além dos micro-organismos, o solo como meio físico-químico atua sobre os elementos presentes na água em percolação, auxiliando na modificação da qualidade dessa água. O efeito de filtração, para retenção de partículas suspensas na água, e a capacidade de adsorção iônica das argilas são exemplos dessa atuação. Como vimos, o ecossistema formado pela interação do meio físico com os organismos presentes no solo é bastante complexo, o que faz com que o equilíbrio resultante dessa in- teração seja bastante estável. Se o afluxo de compostos presentes na água estiver dentro da capacidade de absorção desse ecossistema, as reações bioquímicas e físicas resultarão na esta- bilização desses compostos.
Image of page 183

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 152 Para uma visão geral sobre os mecanismos de depuração dos componentes presentes na água que infiltra no solo, são apresentados a seguir os principais processos relacionados com os principais componentes. 4.1.1 Matéria orgânica biodegradável Os compostos orgânicos biodegradáveis são estabilizados pela integração de processos físicos, químicos e biológicos. A parcela não solúvel é retida nos interstícios do solo, pelo efei- to de coar, e então é atacada pelos micro-organismos presentes, que efetuam sua estabilização.
Image of page 184
Image of page 185
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern