O ensaio avalia a dispersibilidade do solo esses

Info icon This preview shows pages 607–609. Sign up to view the full content.

pactado. O ensaio avalia a dispersibilidade do solo. Esses ensaios foram complementados por ensaios penetrométricos, conforme reco- mendado por Alcântara e Villar (1998). Esses pesquisadores desenvolveram um método de avaliação da erodibilidade que se baseia na influência da água na resistência do solo. Para isso, compara-se a resistência à penetração de um cone no solo saturado por ascensão capilar com a mesma amostra antes da inundação. No caso do solo de Jangada, Conciani e Gomes (2009) encontraram uma diferença de resistência muito grande, o que caracterizou o solo como erosivo. Bordeaux e Nakao (1974) recomendam o emprego de ensaios químicos para a avaliação da dispersibilidade do solo. Os ensaios realizados determinam a composição de alumínio, ferro, sódio, cálcio, magnésio, sódio e potássio. Todos os teores desses cátions são determi- nados em termos de composição total e não de cátions livres. A ideia do uso desses ensaios é detectar a presença de elementos dispersivos e solúveis, como no caso dos Carstes. Conciani e Dias (2011) também mostraram que os elementos químicos que reagem com a água infiltrada se fizeram presentes.
Image of page 607

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 578 4.1 Previsão por ensaios físicos de laboratório Uma forma de prever o acontecimento deste dano causado pela infiltração de água no solo é a realização de ensaios do tipo pin hole. Estes ensaios consistem em fazer a água passar por uma amostra de solo em um furo de pequeno diâmetro. Se o solo for susceptível de sofrer erosão interna a água efluente trará partículas de solo. Assim, quanto maior for a turbidez da água efluente maior será o potencial de problemas causados pela infiltração de água no solo. Nesta mesma linha de pensamento há o ensaio padronizado com o nome de crumb test . Este ensaio consiste em colocar um torrão de solo imerso em um recipiente com água e ob- servar a sua desagregação. Os solos que se desagregam de forma imediata ou muito rápida são susceptíveis de sofrerem danos devido a infiltração de água no terreno. 5 Síntese A infiltração de água no solo é um benefício desejável vez que alimenta os aquíferos, reduz o caudal superficial que gera erosão e mantém as características hídricas e da biota do solo que propiciam as condições de cultivo agrícola ou de sustentação da vegetação nativa. Nas regiões urbanas ou rurais a infiltração de água no solo é usada como um recurso tecnoló- gico para controle de cheias e de erosão. Para alguns solos e regiões a infiltração traz consigo algumas dificuldades. Neste caso, devem ser incluídas as regiões cársticas e de solos colapsíveis, friáveis ou dispersivos. Os im- pactos danosos da infiltração nestas condições podem se fazer sentir em diferentes situações naturais ou antropisadas.
Image of page 608
Image of page 609
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern