Técnicas de Redação

Respeitar o que for pedido no comando da redação

Info icon This preview shows pages 7–11. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
respeitar o que for pedido no comando da redação (dissertação, narração e/ou descrição); fechar o assunto sem deixar interrogações para o leitor; cuidado para não escrever na folha definitiva o seu rascunho; não se identifique inadequadamente. 7
Image of page 7

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Modelo de planilha do Cespe 8
Image of page 8
Como se pode perceber, existem basicamente duas avaliações: conteúdo e forma. Aula 11 Avaliação do conteúdo Em relação ao conteúdo, o primeiro tópico analisado é a apresentação textual (legibilidade e respeito às margens e indicação dos parágrafos). O candidato deve estar atento para não perder pontos desnecessários aqui. Basta observação. O segundo tópico diz respeito à estrutura textual. No caso da planilha citada como exemplo, temos modelo de dissertação, que é a forma mais comum em concurso. É de conhecimento geral que todo texto deve ter início-meio-fim. O maior cuidado aqui está relacionado não só à estruturação mas, principalmente, ao início do texto (introdução adequada ao tema e posicionamento). Este posicionamento pede atenção. A idéia principal deve estar apresentada de forma clara, objetiva e coerente com a realidade. O terceiro tópico é o principal da redação como um todo. É aqui que o candidato define sua redação. Por isso mesmo, detalharemos cada item da planilha. Aula 12 Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos : a primeira falha a ser considerada é não ter argumento para a idéia principal. O texto tem bom posicionamento, porém não apresenta conteúdo satisfatório para comprovar a idéia. Outra falha é ter argumento relacionado ao tema, mas não ao posicionamento definido pelo autor. A terceira falha é apresentar argumentos relacionados à idéia principal, mas sem conexões entre si. Objetividade da argumentação frente ao tema/posicionamento : o desenvolvimento de uma idéia deve apresentar informações coerentes com a realidade e estritamente relacionadas ao posicionamento do autor em relação ao tema. O conteúdo deve apresentar fatos perceptíveis não só pelo autor. O argumento deve ser objetivo no sentido de que um leitor com média capacidade de compreensão pode comprovar claramente a idéia transmitida. Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento : em sala de aula, é comum encontrar grande parte de alunos que não entendem este item. Outros entendem, mas não conseguem escrever com progressividade. Poucos têm a capacidade de entender e produzir textos com progressividade. Certamente, você estará entre estes. Estabelecer progressividade é apresentar uma idéia que cresce com o desenvolvimento do texto. Ao afirmar, por exemplo, que o governo Lula compromete o crescimento da economia com altas taxas de juros, é necessário progredir com a idéia. Não basta argumentar os motivos para tal atitude. Após apresentar as razões do governo para esse posicionamento, o autor poderia progredir com a idéia relacionando-a, por exemplo, com o desemprego, com a falta de perspectiva do povo, com a manutenção do modelo econômico do governo anterior, etc. Não se 9
Image of page 9

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
pode progredir e sair do posicionamento inicial. A progressividade é uma
Image of page 10
Image of page 11
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern