A estrutura do solo poder? ainda ser alterada em

Info icon This preview shows pages 74–77. Sign up to view the full content.

A estrutura do solo poderá ainda ser alterada em consequência de ação de agentes quí- micos que atuam desestabilizando tanto a interação entre as partículas, quanto os próprios agregados. Embora esses agentes químicos possam estar presentes na própria água de preci- pitação, o mais frequente é que sejam provenientes de insumos e defensivos agrícolas em área rural e de águas servidas em áreas urbanas.
Image of page 74

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 40 A alteração da estrutura do solo, seja em meio rural seja em meio urbano, traz sempre graves consequências para o processo de infiltração e, portanto, deve urbanisticamente ser analisado. Além da composição químico-mineralógica e textural do solo, assim como de seu arran- jo estrutural, é preciso que se leve em conta ainda o nível de hidratação em que se encontra o solo, pois este está diretamente relacionado à sucção e, portanto, ao gradiente hidráulico que atuará no maciço como condicionante do fluxo. A Figura 9a mostra que a umidade do mesmo perfil de solo mostrado nas Figuras 7 e 8 varia segundo o período do ano (CAMAPUM DE CARVALHO et al ., 2002). A Figura 9b, por sua vez, mostra que, durante um ensaio de infiltra- ção realizado no mesmo local em um furo de sondagem a trado com 0,10 m de diâmerro e 2 m de profundidade, a taxa de infiltração diminui com o tempo de ensaio até certo limite, pois com ele cai o gradiente hidráulico devido à sucção (RESTREPO, 2010). Essa figura mostra, ainda, que um segundo ensaio realizado no mesmo local apenas três dias após o primeiro, ou seja, em um perfil de solo mais úmido e sob efeito de menores sucções, fez com que a taxa de infiltração fosse muito inferior à inicial verificada no primeiro ensaio. Novamente repetido o ensaio no mês de novembro, a taxa de infitração, devido à menor umidade do perfil de solo, voltou a aumentar, refletindo mais uma vez a importância da sucção inicial. Esses ressultados corroboram o entendimento de Brandão et al. (2006), que consideram que “um solo mais úmido terá, inicialmente, menor taxa de infiltração, devido a um menor gradiente hidráulico, e mais rapidamente a taxa de infiltração se tornará constante”. Portanto, a sucção influencia diretamente a capacidade de infiltração do solo, mas a análise do problema não é tão simples, pois envolve outros fatores, como a própria distribuição de poros. Em todo caso, esses resulta- dos mostram que a taxa de infiltração inicial cresce com o aumento da sucção atuante no solo. (a) (b) Figura 9. a) Perfil de umidade; b) resultados de ensaios de infiltração. É possível concluir que fatores internos como textura, estrutura e sucção interferem di- retamente na capacidade de infiltração do solo. Essas questões devem ser analisadas quando do desenvolvimento do Plano Urbanístico.
Image of page 75
A infiltração no contexto do plano urbanístico e dos projetos paisagístico e arquitetônico 41 2.3 Fatores de superfície
Image of page 76

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 77
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern