Caderno_DES_SISTEM_Interação_Humano_Computador_2018.2_ETEPAC (1).pdf

Trazendo esses conceitos para a nossa realidade

  • No School
  • AA 1
  • 38

This preview shows page 15 - 19 out of 38 pages.

Trazendo esses conceitos para a nossa realidade, dispositivos móveis, como deveríamos levar em consideração o perfil do usuário e as tarefas tendo em mente o desenvolvimento de um aplicativo? Hoje em dia temos pessoas de diferentes classes sociais e culturais usando dispositivos móveis. Além disso, a forma de interação com esses dispositivos deve ser bastante dinâmica e prender a atenção do usuário. É, realmente, um desafio e tanto! Como já estudamos a parte de fundamentação teórica de IHC, na próxima semana iremos focar nos passos que devemos tomar para desenvolver aplicativos voltados para os dispositivos móveis, levando em consideração alguns conceitos que aprendemos nesta semana.
Image of page 15

Subscribe to view the full document.

16 Competência 01 Gostaria de sugerir para vocês analisarem a interface de algum aplicativo. Pode ser de algum que vocês usam no celular: Facebook, Instagram ou mesmo algum web site. O que acharam? É fácil de usar e encontrar as funcionalidades? E as cores usadas? É agradável de ler o texto? Vamos discutir um pouco sobre isso durante a semana. Vamos em frente, pessoal!
Image of page 16
17 Competência 02 2.Competência 02 | Processo de Desenvolvimento de Aplicativos Esta semana é muito importante. Ela é a base para o próximo assunto que abordaremos na semana seguinte. Seu comprometimento no estudo deve ser total, pois é fundamental para o processo de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Aqui, aprenderemos os conceitos da engenharia de software aplicados ao desenvolvimento de aplicativos para a área móvel. Assim, os passos tomados nos levarão a desenvolver um bom aplicativo para um determinado público- alvo. 2.1 Requisitos Como dito anteriormente, é muito importante sabermos o público-alvo que irá usar o nosso aplicativo. Isso ajuda bastante na escolha da melhor abordagem em relação ao desenvolvimento de sua interface. Após essa fase, entramos na captação dos requisitos , área muito importante da engenharia de software. "Um requisito é uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir os seus objetivos " Os requisitos são muito importantes para: Estabelecer uma base de concordância entre o cliente e o fornecedor sobre o qual o aplicativo será feito; Fornecer uma referência para a validação do produto final; Reduzir o custo de desenvolvimento; Estabelecer o escopo (abrangência) de um sistema; Base para a gestão de projetos de software.
Image of page 17

Subscribe to view the full document.

18 Competência 02 Os requisitos são uma forma essencial de documentarmos o que o cliente precisa que o aplicativo execute e, assim, desenvolvermos apenas o que foi pedido. Também é uma forma do desenvolvedor (ou empresa) e o cliente se resguardar sobre o que foi pedido ou não para ser concebido.
Image of page 18
Image of page 19
  • Fall '19
  • São Paulo, Computador, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CONHECIMENTO, realidade virtual, Interatividade

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern