suas vari\u00e1veis de estado a energia nele armazenada os tipos linear e n\u00e3o linear

Suas variáveis de estado a energia nele armazenada

This preview shows page 99 - 102 out of 212 pages.

suas variáveis de estado; a energia nele armazenada; os tipos linear e não linear; o indutor polarizado e linearizado. Isso permitirá a você, estudante, ser capaz de projetar e analisar criticamente o uso de tais dispositivos. Na Seção 3.1 estudaremos os dispositivos e circuitos indutores, anali- sando seu comportamento em um circuito elétrico. Na Seção 3.2 avan- çaremos, compreendendo os transformadores e a teoria envolvida no seu princípio de funcionamento. Por fim, na Seção 3.3, estudaremos os circuitos trifásicos e os transformadores de tensão, ou Transformadores de Potencial, os TPs e os Transformadores de Corrente, os TCs. Vamos iniciar essa nova unidade de estudo pensando na seguinte situação: imagine que você trabalha em uma empresa distribuidora de energia elétrica como engenheiro. Essa concessionária está preocupada com o aumento da demanda de energia e a falta de usinas geradoras de energia no Brasil, que sejam suficientes para suprir a atual demanda de energia elétrica do país. Você foi recrutado para fazer parte da equipe responsável pelos projetos de desenvolvimento e implantação de uma pequena central hidrelétrica, tecnicamente chamada de PCH. Uma vez que a PCH pode ser instalada bem perto dos consumidores e não pre- cisa de uma grande área inundada para ter seu reservatório priorizando as épocas de mais seca no país, como, por exemplo, as grandes centrais hidrelétricas, a distribuidora de energia vê vantagens em investir no ramo de geração de energia elétrica. Por estar mais próxima do centro consu- Convite ao estudo Unidade 3
Image of page 99
U3 98 Indutores, circuitos trifásicos e transformadores de tensão e corrente midor, a PCH reduz a necessidade de um longo sistema de transmissão de energia tornando-se economicamente viável. Como seu gestor solicitou o projeto de desenvolvimento e implanta- ção de uma PCH, na primeira etapa você precisará dimensionar e esco- lher o tipo de gerador a ser utilizado. Para escolher o gerador, você tem a necessidade de conhecer as características dos indutores e dos circuitos indutores. Depois, numa segunda etapa do projeto, você precisará co- nhecer as características fundamentais dos transformadores, para que a energia gerada pela PCH possa ser levada até os centros consumidores e, por último, você irá dimensionar o sistema de medição de corrente e tensão elétrica do sistema de distribuição dessa energia gerada pela PCH, visando a garantia da qualidade da energia que será recebida pelo centro consumidor. Esse sistema de medição de energia é composto por Trans- formadores de Potencial (TPs) e Transformadores de Corrente (TCs). Para cumprir essa importante tarefa, você precisa de novos conhecimentos, que serão aqui apresentados.
Image of page 100
U3 99 Indutores, circuitos trifásicos e transformadores de tensão e corrente Seção 3.1 Dispositivos e Circuitos Indutores Os indutores fazem parte de vários equipamentos presentes nas usinas geradoras de energia elétrica e nas subestações responsáveis pela elevação ou rebaixamento da tensão elétrica, bem como da proteção de todo o sistema.
Image of page 101
Image of page 102

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 212 pages?

  • Fall '15
  • Eduardo Mendes
  • Resistor, Transformador, energia elétrica, Corrente Alternada

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes