Então vamos l? sua tarefa agora é refletir sobre os

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 91 - 94 out of 220 pages.

Então, vamos lá, sua tarefa agora é refletir sobre os três teoremas e realizar a sua demonstração. O mais simples, a princípio, é o teorema 1: o dual do dual é o primal. Tente demonstrar cada um dos teoremas com base nos seus conhecimentos adquiridos até o momento e reflita sobre as implicações de cada um deles!
Image of page 91
U2 - Programação Linear, dualidade e sensibilidade 90 No segundo caso, a variável de decisão do dual é maior que zero e a variável de folga do primal é igual a zero. Nesse caso, todo recurso é consumido pelas atividades, portanto, não há sobra do recurso. Quando o valor da variável de decisão do primal é zero na solução ótima, essa atividade não seria realizada, pois o custo é maior do que o lucro. Se o valor da variável de decisão do primal é maior do que zero, então o valor implícito da produção de uma unidade do produto i será c i , ou seja, o valor ou lucro desse produto i . Quando falamos dessas possibilidades, estamos falando sobre um conceito da programação linear que liga a Teoria da dualidade à análise de otimalidade, chamado de coluna preço-sombra, que, de acordo com Hillier e Lieberman (2013), mede o valor marginal do recurso, ou seja, a taxa que aumentaria o valor da função objetivo, aumentando-se a quantidade do recurso que está sendo disponibilizado. Pesquise mais Caro aluno, vamos aprofundar os nossos conhecimentos nas relações entre o primal e o dual? Nós conseguimos iniciar os nossos estudos sobre as relações entre primal e dual quando falamos sobre a Teoria da dualidade, mas o capítulo do livro do Hillier e Lieberman (2013), sobre Teoria da Dualidade e análise de sensibilidade, traz algumas outras relações primal-dual que sugirerimos que você leia! As páginas recomendadas para consulta são da 194 até a 199. HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional . 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em: <;. Acesso em: 12 out. 2017. E a análise de sensibilidade, também denominada análise pós- otimização? O que é esse tipo de análise e quais as suas aplicações? Como já vimos anteriormente, as hipóteses da programação linear dificilmente são satisfeitas nos problemas reais, principalmente a hipótese de certeza. Apenas relembrando, a hipótese de certeza dizia que todos os valores atribuídos a cada parâmetro de um modelo de programação linear são assumidos como conhecidos. Essa hipótese vale tanto para os parâmetros da função objetivo quanto para as restrições funcionais, de modo que são não valores aleatórios.
Image of page 92
U2 - Programação Linear, dualidade e sensibilidade 91 Então, o que ocorre se realizarmos mudanças nos valores dos parâmetros do modelo (coeficientes da função objetivo, coeficientes tecnológicos e constantes do lado direito) diante de alguma alteração ocorrida no problema? Será que a nossa solução permanecerá ótima até que nível de alteração nesses parâmetros? E com relação ao problema dual que vimos anteriormente?
Image of page 93
Image of page 94

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes