Quando isso ocorre trata se de uma EXPANSION e quando a expansion REVERTE as

Quando isso ocorre trata se de uma expansion e quando

This preview shows page 42 - 45 out of 56 pages.

Quando isso ocorre, trata-se de uma EXPANSION, e quando a expansion REVERTE, as probabilidades de que a tendência está no final são muito altas. Isso não significa que o movimento como um todo terminou. Outra perna poderá facilmente se desenvolver. Mas significa que a perna atual es tá provavelmente no fim.  A expectativa realista nesse momento passa a ser uma consolidação ou uma reversão.
Image of page 42
FIBONACCI Leonardo Pisano , matemático italiano do século XIII, publicou um famoso livro ( Líber Abaci  ) em que introduzia na Europa o sistema Hindo-Arábico (decimal  –   símbolos de 0 a 9), hoje universalmente aceito e utilizado. Isso facilitou enormemente os cálculos matemáticos que antes eram feitos com os algarismos Romanos (I, V, X, L, C, D e M). Tornou-se o maior matemático da Idade Média. No mesmo livro, Leonardo Pisano se debruçou na resolução da seguinte questão: “Quantos pares de coelhos colocados numa área fechada poderiam ser produzidos em um ano, começando de um par de coelhos, se cada par gerava um novo par a cada mês, a partir do segundo mês?” P ressupostos: 1. No primeiro mês nasce somente um casal; 2. Casais amadurecem sexualmente após o segundo mês de vida; 3. Não há problemas genéticos no cruzamento consanguíneo; 4. Todos os meses, cada casal dá à luz a um novo casal; 5. Os coelhos nunca morrem; Seguindo essa lógica e as condições estabelecidas previamente por Fibonacci   temos a sequência: o 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 ... Resposta para a questão = 144 casais em 12 meses Essa sequência INFINITA tem uma LEI de formação bem simples: o A SOMA de dois números adjacentes (juntos) quaisquer dá origem ao próximo número. Vejamos: No 1º mês há apenas 1 casal de coelhos. Como a maturidade sexual dos coelhos dá-se somente a partir do segundo mês de vida, no mês seguinte continua havendo apenas 1 casal. No 3º mês teremos o nascimento de mais um casal, totalizando 2 casais. No 4º mês, com o nascimento de mais um casal, gerado pelo casal inicial, (visto que o segundo ainda não amadureceu sexualmente) teremos 3 casais. No mês seguinte (5º), com nascimento de dois novos casais gerados pelo casal 1 e pelo casal 2, totalizam-se 5 casais.
Image of page 43
  Outras relações matemáticas  muito interessantes derivadas da sequência de Fibonacci  : o   Após os primeiros números da sequência, a RAZÃO (divisão) de qualquer número pelo imediatamente posterior é igual a aproximadamente 0,618... e para o imediatamente anterior é igual a aproximadamente 1,618... (Phi). 0,618 e 1,618 são conhecidos como razão áurea , número de ouro, número divino etc. Assim, qualquer número da sequência multiplicado por 1,618 (Phi) será igual, aproximadamente, ao número seguinte: 2 x 1,618 = 3,236 ; 5 x 1,618 = 8,09 ; 89 x 1,618 = 144,002 o Inverso de Phi = 1 / 1,618 = 0,618 . o 1 + 0,618 = 1 / 0,618 = 1,618. o Relações entre números EQUIDISTANTES  quaisquer derivam da razão áurea:   Exemplo: se pegarmos 2 números quaisquer da sequência de Fibonacci que tenham uma casa de distância entre eles, ou seja, entre eles existe um outro número, e fizermos uma proporção matemática, essa será a MESMA (aproximadamente) que outros dois números quaisquer que guardem essa mesma casa de distância entre eles. Por exemplo:
Image of page 44
Image of page 45

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 56 pages?

  • Winter '20
  • Jose Carlos

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture