Antuérpia fala um número não muito claro porém

Info icon This preview shows pages 54–56. Sign up to view the full content.

Antuérpia, fala um número não muito claro porém elevado de idiomas, inventa trocadilhos complexos que envolvem muitas línguas e exigem longas explicações, patrocina festivais e participa de disputas metafísicas lúdicas com Ayrs. A sra. Dhont é como a sra. Crommelynck, só que multiplicada por dez — na verdade, uma criatura horrenda, que é diretora da Sociedade Equestre da Bélgica, dirige ela própria o Bugatti do casal e está sempre mimando um pequinês frufru chamado Wei-wei. Ela certamente reaparecerá em cartas futuras. Os parentes são poucos: Ayrs é filho único, e a família Crommelynck, outrora influente, manifestou o terrível talento de tomar o partido errado em momentos decisivos ao longo de toda a guerra. Os que não morreram no campo de batalha já haviam quase todos sido extintos pelo empobrecimento e pela doença quando
Image of page 54

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Ayrs e sua mulher voltaram da Escandinávia. Outros morreram depois de fugir para além-mar. A antiga governanta da sra. Crommelynck e duas tias já frágeis aparecem de vez em quando, mas ficam quietinhas num canto, como velhos cabides de chapéus. Na semana passada, o maestro Tadeusz Augustowski, que muito faz pela música de Ayrs na sua terra, Cracóvia, apareceu sem aviso prévio no Segundo Dia da Enxaqueca. A sra. Crommelynck não estava em casa, e a sra. Willems veio me procurar toda afobada, implorando para que eu fizesse sala ao ilustre visitante. Eu não podia deixá-la na mão. O francês de Augustowski é tão bom quanto o meu, e passamos a tarde pescando e discutindo sobre os dodecafônicos. Ele acha que são todos uns impostores, e eu discordo. Contou-me histórias sobre orquestras no tempo da guerra, e uma piada indescritivelmente obscena que envolve gestos com a mão, de modo que terá que esperar até nos vermos em pessoa. Peguei uma truta de trinta centímetros e Augustowski pescou um robalinho monstruoso. Ayrs já havia se levantado quando voltamos ao cair da noite, e o polonês lhe disse que foi uma sorte ele me ter contratado. Ayrs rosnou algo como “É”. Sinto-me muitíssimo lisonjeado, Ayrs. A sra. Willems não chegou a ficar enchantée com nossos troféus de pesca, mas limpou-os e cozinhou-os em sal e manteiga; a carne derretia quando espetada no garfo. Augustowski me deu seu cartão quando partiu no dia seguinte. Mantém uma suíte sempre reservada no Langham Court para quando vai a Londres, e convidou-me para ficar com ele no festival do ano que vem. Cocoricó! O Château Zedelghem não é a labiríntica Casa de Usher que parece ser à primeira vista. É bem verdade que a ala oeste do prédio, que foi fechada, sendo todos os móveis cobertos para proteger da poeira, para pagar a modernização e manutenção da ala leste, está num estado deplorável, e creio que em breve terá que ser demolida. Explorei suas dependências numa tarde de chuva. A umidade é desastrosa; o gesso desprendido paira pendurado em teias de aranha; os cocôs de rato e de morcego estalam contra as pedras gastas do assoalho quando se pisa neles; os brasões de gesso acima das lareiras foram lixados pelo tempo. Lá fora é
Image of page 55
Image of page 56
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern