de fratura ocorre devido a erro no projeto sele\u00e7\u00e3o incorreta de materiais

De fratura ocorre devido a erro no projeto seleção

This preview shows page 15 - 18 out of 137 pages.

de fratura ocorre devido a erro no projeto, seleção incorreta de materiais, técnica de fabricação inadequada e/ou manuseio. Os metais dúcteis experimentam deformação plástica observável antes da fratura. A fratura dúctil tem aparência de fratura ondulada, copa e cone.
Image of page 15
16 UNIDADE I FUNDAMENTOS DA MECÂNICA Fratura frágil A fratura frágil é caracterizada por rápida propagação de trinca com baixa liberação de energia e sem deformação plástica significativa. Os metais frágeis apresentam pouca ou nenhuma deformação plástica antes da fratura. A fratura pode ter uma aparência granular brilhante. As fraturas são geralmente do tipo plano, e os padrões da chevron podem estar presentes. Imperfeição dos materiais, canto ou entalhes agudos no componente, trinca por fadiga etc. A fratura frágil apresenta uma quebra (transgranular) ou fratura intergranular. Isso depende se os limites dos grãos são mais fortes ou mais fracos que os grãos. Esse tipo de fratura está associado a não metais, como vidro, concreto e plásticos termoendurecíveis. Nos metais, a fratura frágil ocorre principalmente quando os cristais de CCC e CFC estão presentes. Em material polimérico, inicialmente a fissura surge pelo crescimento dos vazios ao longo do ponto médio da tendência, que, então, coalescem para produzir uma fissura seguida pelo crescimento de vazios à frente da ponta da fissura. Esta parte da superfície da fratura mostra-se como a região mais rugosa. Antes da formação do material e da formação de impregnação, é muito provável que o material comece a mostrar uma aparência turva. Isso decorre de pequenos vazios produzidos dentro do material. Cerâmicas são materiais frágeis, sejam vítreas ou cristalinas. Cerâmica tipicamente fraturada mostra em torno da origem da fissura uma região semelhante a um espelho, delimitada por uma região enevoada, contendo numerosas microfissuras. Em alguns casos, a região espelhada pode se estender por toda a superfície. Transição dúctil-a-quebradiça A temperatura na qual o componente funciona é um dos fatores mais importantes que influencia a natureza da fratura. A transição dúctil-frágil é observada em materiais metálicos CCC e CFC. Fatores que afetam a fratura de um material Os principais fatores que afetam a fratura de um material são: concentração de tensão, velocidade de carregamento, temperatura e choque térmico. Concentração de tensão A fim de quebrar um pequeno pedaço de material, uma maneira é fazer um pequeno entalhe na superfície do material e depois aplicar uma força. A presença de um
Image of page 16
17 FUNDAMENTOS DA MECÂNICA UNIDADE I entalhe, ou qualquer mudança repentina na seção de um pedaço de material, pode variar significativamente, alterando o estresse no qual a fratura ocorre. O entalhe ou mudança súbita na seção produzem o que é chamado de concentração de tensão. Eles perturbam a distribuição normal de tensão e produzem cogerações locais de estresse.
Image of page 17
Image of page 18

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 137 pages?

  • Fall '12
  • Kelly

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture