A análise de tais aspectos fluxo por imposição de

Info icon This preview shows pages 252–254. Sign up to view the full content.

ano. A análise de tais aspectos, fluxo por imposição de coluna de água e por ocorrência de gradiente de sucção, é fundamental na avaliação da contaminação dos maciços e lençol freá- tico, devendo ainda ser levado em conta o próprio diferencial de energia oriundo da natureza químico-mineralógica do solo ao longo do perfil, pois esta também gerará fluxo.
Image of page 252

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 222 4 Restauração de áreas degradadas No bioma Cerrado, estima-se que aproximadamente 46% da área é coberta por solo da classe Latossolos, que inclui: Latossolo Vermelho (LV), Latossolo Vermelho Amarelo (LVA), Latossolo Amarelo (LA) (REATTO e MARTINS, 2005). Os solos dessa classe, em geral, são ácidos, apresentam baixos teores de Ca, Mg, K e P, além de saturação por alumínio. Na pai- sagem, ocorrem em relevo plano a suave ondulado. O perfil de solo é profundo, poroso, de textura homogênea ao longo do perfil e capacidade de drenagem variando de bem, forte a acentuadamente drenado (REATTO e MARTINS, 2005). Devido às condições de baixa fertilidade e acidez dos solos, as atividades agrícolas no Cerrado, até meados de 1960, eram limitadas e direcionadas à produção extensiva de gado de corte. Atualmente, o aporte tecnológico, oriundo de pesquisas, permitiu o desenvolvimento de práticas agrícolas com irrigação e a correção e adubação dos solos, tornando as terras do bioma Cerrado altamente produtivas (RIBEIRO et al. , 2012, no prelo). Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2011), na safra 2010/2011, a região do Cerrado foi responsável por 60%, 83%, 59%, 18% e 17%, respectivamente, da produção nacional de soja, algodão, milho, arroz e feijão. Na pecuária estão 41% dos 190 milhões de bovinos do rebanho nacional, responsáveis por 55% da produção nacional de carne e 41% da produção de leite. No processo de desenvolvimento agrícola dos Cerrados, algumas falhas no planejamen- to e nas técnicas adotadas implicaram na degradação de muitas áreas. Yokoyama et al. (1995), Machado et al. (2004) e Assad e Pinto (2008) destacam que milhões de hectares no bioma estão com solos degradados química (nutrientes) e fisicamente (voçorocas). Muito desse pro- blema é decorrente do processo de abertura e preparo para plantio dessas áreas. A abertura acontece, na maioria das vezes, por meio de correntões presos em tratores, onde a vegetação nativa vem sendo derrubada, para produzir carvão (RIBEIRO et al. 2012, no prelo). À der- rubada geralmente se segue a preparação do solo para o plantio, por meio da aragem, corre- ção e gradeamento. Nesse processo de desmatamento e preparação, o solo tem sua estrutura original destruída e exposta principalmente aos impactos da chuva (KATO, 2001). Além da possível perda de Carbono do solo, associada a sistemas produtivos degradadores, como as monoculturas em sistemas convencionais (COORBELS et al ., 2006). Aliados a isso, conforme mostraram os resultados experimentais apresentados na seção 3, os insumos agrícolas podem
Image of page 253
Image of page 254
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern