A todos os clientes para que a empresa se mantenha

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 70 - 73 out of 220 pages.

a todos os clientes para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, principalmente nesta fase inicial crítica de inserção e recuperação do capital investido. Agora que o planejamento estratégico está começando, você deverá investir parte dos recursos na compra de equipamentos, que dependerão dos produtos e das quantidades que serão oferecidos aos clientes e, lembrando das aulas de pesquisa operacional, mais especificamente da programação linear, decidiu fazer um uso ótimo dos recursos disponíveis. Inicialmente, você refletiu sobre algumas hipóteses que precisariam ser satisfeitas. Agora, você realizou a coleta de dados e concluiu o processo de modelagem, mas verificou que o problema não é tão simples para resolver pelo Método Gráfico, então, como você poderia encontrar a Diálogo aberto
Image of page 70
U2 - Programação Linear, dualidade e sensibilidade 69 solução ótima? Pense a respeito dessa indagação, uma vez que você precisa dessas informações para tomar uma decisão do que e do quanto produzir em seu novo negócio. A partir de agora, mãos à obra e se empenhe, com dedicação e entusiasmo, para aproveitar esse conteúdo e fazer a diferença em sua carreira. Tenha um excelente estudo! Caro aluno, nós já compreendemos como funciona a modelagem em programação linear (PL) e aprendemos a resolver alguns problemas mais simples utilizando o Método Gráfico, mas você deve estar se perguntando: e nos casos mais complexos? O Método Gráfico restringe a resolução de problemas de programação linear, uma vez que temos a limitação da resolução pelo número de variáveis de decisão que podemos plotar no gráfico e, na grande maioria dos problemas de PL, esse número é extrapolado facilmente. Para essas situações, utilizaremos o método simplex, que foi desenvolvido por George Dantzig em 1947 e que é utilizado em computadores para resolver problemas de programação linear. O que é o método simplex? Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos lembrar de algo fundamental da programação linear: as funções, equações e/ ou inequações apresentam comportamento linear. Isso faz com que tenhamos, na modelagem de problemas de PL, um sistema de equações lineares. O Método simplex nada mais é do que um procedimento algébrico para resolução do sistema de equações lineares que compõe o nosso problema de PL. Conforme apresentado por Hillier e Lieberman (2013), e também por Lachtermacher (2009), o simplex também apresenta conceitos geométricos, o que nos ajuda a entender o seu funcionamento. Hillier e Lieberman (2013) apresentam seis conceitos-chave para obter as soluções pelo simplex, a saber: 1. O simplex se concentra apenas em soluções FPE (lembrando, são soluções viáveis em pontos extremos). Não pode faltar
Image of page 71
U2 - Programação Linear, dualidade e sensibilidade 70 2.O simplex é um método iterativo, ou seja, possui uma série de passos que são executados de modo repetitivo (que chamaremos de iterações) até chegar-se a uma solução ótima, lembrando que são analisadas apenas soluções FPE. A Figura 2.4 apresenta, de modo prático, como as iterações funcionam. Fonte: adaptada de: Hillier e Lieberman (2013, p. 87).
Image of page 72
Image of page 73

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors