7 15 finalmente quando as ancas ultrapassam o plano

This preview shows page 40 - 42 out of 65 pages.

formando um arco com o corpo; (Fig. 7) 15. Finalmente, quando as ancas ultrapassam o plano da fasquia, o saltador faz um movimento de extensão das pernas, como que dando um pontapé para o alto com ambas as pernas; (Fig. 7, 8, 9 e 10) Queda: (Fig. 11) 16. Cair sobre a zona dorsal superior e com proteção dos braços; 17. Manter os joelhos separados, de forma a evitar traumatismos. Técnica de transposição “Fosbury Flop” [1] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [2]
Image of page 40
SALTAR SALTAR 80 81 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Sequência de ensino Nível introdução Salto em Altura, com técnica de tesoura, com 4 a 6 passos de balanço 1. Saltar para o colchão Objetivo: - Contextualizar a ação de salto para cima e para a frente, efetuando a chamada no local correto e com o pé certo. Descrição: - A partir de uma pequena corrida oblíqua, saltar para cima do colchão, efetuando a chamada com o pé certo e junto ao início do colchão. Critérios de êxito: É observável um pequeno tempo de voo; Receciona em pé sobre a perna livre (a que, na chamada, está mais próxima do colchão). Mantém o equilíbrio dinâmico. Material / Observações: Colchão de queda (ginástica); Giz ou sinalizadores para marcar a zona de chamada proibida; Quem salta com o pé esquerdo vem da direita e vice-versa. 2. Salto de “tesoura” com corrida oblíqua Objetivo: Contextualizar a ação de salto trans- pondo uma altura acessível, efetuando a chamada no local correto e com o pé certo. Descrição: A partir de uma corrida oblíqua de 4 passos, salta junto ao primeiro poste, elevando primeiro a perna mais próxi- ma do elástico e depois a perna de cha- mada, quando a perna livre baixa para o contacto com o tapete de ginástica, caindo em pé. Critérios de êxito: Realiza o nº de passos solicitado e im- pulsiona na zona de chamada (junto ao 1º poste) com o pé certo; Transpõe estendendo uma e outra per- na sobre o elástico; Cai em pé, primeiro com a perna livre. Material / Observações: Postes, elástico e tapetes de ginástica ou colchão de queda (baixo) para a queda em pé; Quem salta com o pé esquerdo vem da direita e vice-versa. No abordagem do salto em altura, é fundamental (à semelhança dos outros saltos), focar a aprendizagem dos aspectos fundamentais para a realização de uma impulsão. Assim, também na aprendizagem do salto em altura é necessário controlar a corrida de balanço para que os jovens possam executar correctamente as acções técnicas fundamentais. A técnica a utilizar neste nível é a técnica de tesoura. 3. Salto de “tesoura” com corrida em curva Objetivo: Realização do movimento completo com introdução da corrida em curva. Descrição: Saltar em “tesoura” sobre uma fasquia com 4-6 passos de corrida de balanço, com início a pé fixo e chamada junto ao 1º poste. Critérios de êxito: Acelera progressivamente, realizando o nº de passos solicitado e impulsionando na zona de chamada; Realiza o salto de acordo com os objeti- vos deste nível de aprendizagem; Apoio interno (para o lado da curva) efetuado por toda a superfície plantar e rodado pela parte interior.
Image of page 41
Image of page 42

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors