ESPESSURA DAS SETAS Intensidade das liga\u00e7\u00f5es entre servi\u00e7os ecossist\u00eamicos e

Espessura das setas intensidade das ligações entre

This preview shows page 80 - 84 out of 221 pages.

ESPESSURA DAS SETAS Intensidade das ligações entre serviços ecossistêmicos e bem-estar humano Baixo Médio Alto Fraco Médio Forte
Image of page 80
72 influenciar alguns fatores sócio-econômicos. Os serviços de abastecimento e de regulação, como a provisão de alimentos e a purificação da água, são produtos do ecossistema que devem estar disponíveis para a população, diminuindo assim os níveis de pobreza. Os serviços culturais, que apresentam as setas mais claras e menos espessas, são serviços de menor impacto direto na constituição física humana, mas que são imprescindíveis para a sua saúde psico-social.
Image of page 81
73 7 ANÁLISE TEÓRICA ANALÍTICA Não há como negar que os esforços de valoração têm obtido um espaço político e institucional para o tema da sustentabilidade. Os diversos trabalhos acadêmicos, as políticas governamentais apoiadas em tais conceitos, a gestão sustentável difundida pelos agentes econômicos, os litígios jurídicos, enfim, uma série de manifestações, são exemplos do crescente espaço ocupado pela busca de uma situação mais sustentável no uso dos recursos naturais. Pode-se dizer, portanto, que tem surgido uma dinâmica social criativa resultando na aparição de interessantes esforços de caráter global, regional e local e que estes direta ou indiretamente se beneficiaram da adoção de uma visão mais integrada dos processos de valoração dos recursos naturais em busca da sustentabilidade. Contudo, estes esforços, tanto de valoração quanto das discussões sobre a operacionalização do conceito de sustentabilidade, têm requerido de forma mais explícita e constante uma fundamentação de forma apropriada dos processos de avaliação, o que implica em esboçar, primeiramente, a visão pré-analítica que o acolhe. O que se pretende dizer é que com a finalidade de fundamentar os processos de valoração entende-se como necessário apresentar, mesmo que de forma sucinta, a visão pré-analítica que o sustenta. Esta visão deve sintetizar os fundamentos que justifiquem as ferramentas teóricas que serão utilizadas neste trabalho. No caso da economia ecológica, o primeiro componente desta visão pré- analítica é a definição da economia ecológica como uma ciência de sistema, ou seja, que se preocupa com a compreensão de sistemas completos e não somente com suas partes, prática comum da ciência tradicional. Entende-se um sistema como um grupo de partes interdependentes vinculadas por intercâmbios de energia, de matéria e de informação (COSTANZA et al., 1997). Reconhecer a relação fundamental entre sistemas como objeto da economia ecológica implica rever e adotar uma série de princípios, de fundamentos e de parâmetros da teoria econômica. Daly,(1992) postulou tais parâmetros por meio dos conceitos de escala, de alocação e de distribuição. A integração de várias abordagens propostas por diferentes áreas de conhecimento apontam no sentido de uma nova forma de considerar os problemas associados à sustentabilidade. Nesta emergente abordagem
Image of page 82
74 interpretativa em que se considera de forma simultânea os objetivos da sustentabilidade
Image of page 83
Image of page 84

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes