É evidente que quando se est? referindo à

Info icon This preview shows pages 206–208. Sign up to view the full content.

de origem mineralógica, pois é a ela que está relacionada a variação de porosidade do solo. É evidente que, quando se está referindo à alteração do comportamento, não se está tratando da expansão propriamente dita que pode causar grandes danos a estruturas vizinhas. Para que um solo possa exibir expansividade, são necessários dois requisitos funda- mentais: a) devem existir e entrarem em funcionamento certos mecanismos que, em nível microescalar, produzam a instabilidade volumétrica do solo; b) devem estar presentes forças capazes de transferirem a umidade de um ponto a outro do solo. Isso implica um desequilí- brio da umidade natural do contorno. Esses requisitos podem ser classificados em intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são próprios do solo (composição mineralógica e textura) e esta- belecem a capacidade expansiva teórica; os extrínsecos são impostos por fatores externos, tais como a climatologia, hidrogeologia, vegetação e a própria atuação humana, e determinam se o potencial expansivo pode ou não se desenvolver. Para que se manifeste o potencial expansivo por meio da mudança de umidade do solo, destacam-se dois grandes grupos de alterações: a) mudanças sazonais e b) modificações da umidade natural do terreno, pela ação humana. As mudanças sazonais estão vinculadas às variações climáticas ao longo do ano e sofrem influência do antropismo. As oscilações perió- dicas de umidade, na superfície do terreno, dependem da relação no binômio precipitação e evaporação (Figura 12). Como a evaporação se realiza, com frequência, por meio da atividade da biomassa, utiliza-se o termo “evapotranspiração”. Cabe salientar que, além desse balanço hídrico, ainda intervém na umidade do solo superficial a hidratação oriunda de fluxos de subsuperfície. Se num período anual a precipitação excede a evapotranspiração e supera a capacidade de retenção de água intrínseca do terreno, produz-se a eliminação, por drenagem do excesso de água. Esse tipo de água, se o solo for permeável e assente sobre base impermeável, pode dar lugar a um nível freático que é, geralmente, variável ao longo do ano. As alterações sa- zonais de umidade do solo são, nessas condições, pouco manifestas. Caso as precipitações estejam concentradas, em determinadas estações, nos meses de seca, pode produzir-se uma
Image of page 206

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

O comportamento de solos não saturados submetidos à infiltração 175 evapotranspiração não equilibrada pela contribuição natural da água. Esse déficit tende a se compensar a partir da água retida pelo terreno. A umidade perdida tenderá a ser recuperada nos períodos de chuva. O resultado final são mudanças sazonais de umidade na franja mais superficial do solo. A evapotranspiração depende da vegetação que desenvolve uma grande atividade vital, precisamente, no começo dos meses secos, contribuindo para a dessecação do terreno. Outros fatores, que a condicionam, são a umidade relativa do ar, sua velocidade e a temperatura. Embora as variações de umidade do perfil de solo abaixo da zona mais ativa (ge-
Image of page 207
Image of page 208
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern