Conclusão a senoide v2t est? adiantada 160 em

This preview shows page 25 - 28 out of 31 pages.

Conclusão: A senoide v2(t) está adiantada 160° em relação à senoide v1(t) ou a senoide v1(t) está atrasada 160° em relação à senoide v2(t). Valor máximo (pico) de uma tensão ou corrente senoidal (V max ): é o valor máximo que a ten- são ou corrente atinge, no sentido positivo ou negativo. Em uma forma de onda, a amplitude é a dis- tância do eixo horizontal ao ponto mais alto da onda acima do eixo, ou ao ponto mais baixo da onda abaixo do eixo. O valor máximo (V max ) é também conhecido como amplitude (A) ou, comumente, valor de pico (VP). A distância entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo da onda chamamos de valor de pico-a-pico (VPP), conforme a figura a seguir. As relações matemáticas que expressam estes conceitos são: V max = VP = A VPP = 2. V max ou VPP = 2.VP Forma de onda de uma tensão senoidal com indicação do valor de pico e de pico-a-pico Fonte: Elaborada pelo autor
Image of page 25
23 Eletricidade CA Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados. Valor Médio em um semiciclo de uma Tensão ou Corrente Senoidal (V med ): o valor médio de uma tensão ou corrente senoidal é a média aritmética de todos os valores instantâneos durante meio ciclo (semiciclo ou alternância). Durante meio ciclo, a tensão ou corrente varia de zero até o valor de pico e retorna a zero novamente; portanto, o valor médio deve estar situado entre zero e o valor de pico. Para uma onda senoidal pura, que é a forma de onda mais comum em circuitos CA, o valor médio em um semiciclo é 0,637 vezes o valor de pico. As relações matemáticas que expressam estes conceitos são: V med = 0,637 . V max ou I med = 0,637 . I max ou V med = 63,7% de V max ou I med = 63,7% de I max Importante Se uma tensão máxima ou de pico apresentar 100 [V], a tensão média de um semiciclo será 63,7 [V]. O valor médio de uma senoide para um ciclo completo é zero, porque, em um período, as áreas negativa e positiva se cancelam na soma. De acordo com Cavalcanti (2012) existe outra forma de se calcular o valor médio de uma onda senoidal da seguinte forma: “O valor médio (em um semiciclo) pode ser determinado também dividindo-se a super- fície limitada por uma alternação (ou semiciclo), pelo comprimento da alternação consi- derado no eixo dos tempos. Demonstra-se matematicamente que a área em questão é igual ao dobro do valor máximo da senóide. Como o comprimento a que nos referimos é igual a π radianos, podemos escrever que E m = 2 E max /π, onde Em: valor médio da tensão e I m = 2 I max /π, Im: valor médio da corrente.” (p.85). Circuito do conhecimento Supondo uma frequência angular ω = 377 [rad/s] para um circuito monofásico em corrente alterna- da, ache a frequência (f) em [Hz] e o período (T) em [ms] da onda senoidal, respectivamente: a) f = 377 [Hz] e T = 2,65 [ms] b) f = 120 [Hz] e T = 8,33 [ms] c) f = 60 [Hz] e T = 16,67 [ms] d) f = 754 [Hz] e T = 1,32 [ms] Comentário: se você pensou na alternativa “c”, está correto. Para o cálculo da frequência ω = 2πf [rad/s] ou f = 2π/ω [Hz] e para o período ω = 2π/T [rad/s] ou T = ω/2π/[s]. Valor eficaz ou valor rms de uma tensão ou corrente alternada (V ef ): o valor eficaz de uma tensão ou corrente senoidal é o valor que elas deveriam ter, se fossem constantes (como em corrente contínua), ou seja, é um valor que provoca a produção da mesma quantidade de calor (dissipação),
Image of page 26
24 NT Editora Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados.
Image of page 27
Image of page 28

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 31 pages?

  • Spring '19
  • Antonello
  • ohm, Corrente Alternada, frequência, tensão elétrica, Lei de Ohm

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors