Uma \u00e1rea final a considerar sas suposi\u00e7\u00f5es e preconceitos que o escritor pode

Uma área final a considerar sas suposições e

This preview shows page 43 - 46 out of 55 pages.

também melhorará sua capacidade como escritor. Uma área final a considerar são as suposições e preconceitos que o escritor pode ter. Essas são as perguntas mais difíceis e talvez você precise analisar o idioma que o escritor usa para respondê-las. A leitura crítica e o pensamento crítico são, portanto, os próprios fundamentos da verdadeira aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Como leitor crítico, você deve refletir sobre: O que o texto diz: depois de ler criticamente uma peça, você poderá fazer anotações, parafraseando - com suas próprias palavras - os pontos principais.
Image of page 43
44 Todos os direitos são reservados ao Grupo Prominas, de acordo com a convenção internacional de direitos autorais. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida ou utilizada, seja por meios eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópias ou gravações, ou, por sistemas de armazenagem e recuperação de dados sem o consentimento por escrito do Grupo Prominas. O que o texto descreve: você deve ter certeza de que entendeu o texto suficientemente para poder usar seus próprios exemplos e comparar e contrastar com outros textos sobre o assunto em questão. Interpretação do texto: isso significa que você deve poder analisar completamente o texto e indicar um significado para o texto como um todo. Leitura crítica significa ser capaz de refletir sobre o que um texto diz, o que descreve e o que significa, examinando o estilo e a estrutura da redação, a linguagem usada e o conteúdo. O fundo da leitura Seu objetivo e conclusão geral (reivindicação) A evidência usada na leitura As conexões lógicas entre a alegação e a evidência O saldo da leitura Suas limitações Como se relaciona com outras fontes e pesquisas Se a leitura é baseada em pesquisa, como essa pesquisa foi conduzida Em contextos acadêmicos, você não pode assumir que tudo o que lê é uma simples representação dos fatos. Cada área de estudo tem muitas perspectivas diferentes, e você precisará entender não apenas o que um escritor está dizendo, mas como e por que ele está dizendo, a fim de julgar a credibilidade das informações e dos argumentos. Isso envolve a leitura crítica. Esta seção explica em detalhes o que é leitura crítica , compara leitura crítica com leitura ativa e explica como ler criticamente considerando o autor e a fonte , as evidências que o escritor usa e as suposições e preconceitos que o escritor possa ter. Há também uma lista de verificação para ajudá-lo a verificar sua compreensão desta seção. 3.3 Fichamentos Conceitualmente, fichamento é um resumo das principais ideias de um texto. É bastante utilizado como técnica de estudo e no processo de revisão da literatura.
Image of page 44
45 Todos os direitos são reservados ao Grupo Prominas, de acordo com a convenção internacional de direitos autorais. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida ou utilizada, seja por meios eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópias ou gravações, ou, por sistemas de armazenagem e recuperação de dados sem o consentimento por escrito do Grupo Prominas.
Image of page 45
Image of page 46

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 55 pages?

  • Fall '18
  • Olinda Silva

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes