Equação 245 25 classificação das bombas as bombas

This preview shows page 105 - 108 out of 144 pages.

Equação 24.5 25. Classificação das Bombas As bombas podem ser classificadas de diversas formas. Nesta apostila vamos classificá-las quanto a forma a qual a energia é cedida ao fluido, quanto ao número de rotores empregados e quanto ao número de entradas para aspiração. 100 × = total útil P P η
Image of page 105

Subscribe to view the full document.

106 25.1 Quanto à Forma pela qual a Energia é Cedida ao Fluido Essa classificação pode ser dividida em: Dinâmicas ou turbo bombas; Volumétricas ou de deslocamento positivo. Dinâmicas ou Turbo Bombas As turbo bombas são caracterizadas por possuírem uma peça rotativa chamada rotor (ou impelidor), que tem como finalidade fornecer aceleração à massa líquida para que esta adquira energia cinética. O rotor é um disco ou uma peça de formato cônico dotado de pás. Ele poder ser: Fechado : possui uma coroa circular ou paredes laterais que protegem as pás (palhetas). O liquido entra no rotor por uma abertura nessa coroa. Esse tipo de rotor necessita de um anel de desgaste, e isso representa um problema para a manutenção. Semi-aberto : possui uma parede incorporada no rotor para prevenir que matéria estranha se aloje no rotor e interfira na operação. Aberto: não há a presença da coroa que envolve as pás (palhetas). Esse tipo de rotor possui menor probabilidade de entupir, mas precisam de um ajuste manual da voluta pare evitar a recirculação interna. Figura 25.1: Tipos de rotores (fechado, semi-aberto e aberto) A distinção entre os diversos tipos de turbo bombas é feita em função da forma como o rotor cede energia ao fluido, bem como pela orientação do fluido ao sair do impelidor, podendo então termos: Bombas centrífugas; Bombas de fluxo axial; Bombas de fluxo misto.
Image of page 106
107 Bombas Centrífugas (Radiais) Neste tipo de bomba a energia fornecida ao fluido é inicialmente cinética (tendo origem centrífuga), sendo posteriormente transformada em energia de pressão. A transformação de grande parte de energia cinética para energia de pressão é obtida fazendo com que o fluido que sai do impelidor se movimente através de um conduto de área crescente. Essas bombas são utilizadas quando se deseja fornecer carga elevada ao fluido e as vazões são pequenas. A direção do fluido bombeado é perpendicular (normal) ao eixo de rotação; por isso elas também são chamadas de bombas centrífugas puras. Figura 25.2: Bomba centrífuga radial Bombas de Fluxo Axial Nas bombas de fluxo axial o escoamento do fluido é paralelo ao eixo de rotação e a energia cinética é transmitida à massa do fluido por forças de arrasto. O rotor aplica uma aceleração ao fluido, fornecendo a ele, na saída, um movimento helicoidal superposto ao movimento axial. Bombas desse tipo são empregadas quando se deseja vazão elevada e as cargas a serem fornecidas ao fluido são pequenas.
Image of page 107

Subscribe to view the full document.

Image of page 108
  • Spring '14
  • ELV, volatilidade relativa, bandejas tipo

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern